Um Ciferal Citmax ex Guanabara vencendo o tempo

Por Jefferson Silva Busão de Natal

Em minhas andanças no munícipio de Parnamirim, no bairro de Emaús me deparo com um ônibus de carroceria Ciferal, modelo Citmax montado sobre o chassi Mercedes-Benz OF-1722.



O veículo aparenta estar parado no local a um certo tempo, acredito que a muito tempo, pois até ações de vandalismo ele sofreu, além de estar sendo deteriorado pela ação do tempo.

Pesquisando o histórico do veículo, o ônibus com ano de fabricação 2006 pertenceu a empresa Transportes Guanabara e circulava com o prefixo 1306. Esse ônibus foi referência para projetos especiais, se tornando o ônibus junino no projeto Expresso do Forró e o natalino no projeto Trenó Urbano.

Foto de: Leandro Machado de Castro | Mural do site Ônibus Brasil

Operou várias linhas, em destaque maior a linha 08 e participou da inauguração da linha 84 quando a nova ponte da cidade foi inaugurada.

Em 2012 o ônibus deixou de usar o prefixo 1306 e passou a ser o 615, porém, em Março de 2013 deixou de ser o 615 e passou a ser o 1615, sendo o primeiro Citmax da empresa a receber o novo padrão visual da empresa, na oportunidade ele sofreu uma bela reforma a qual foi destaque aqui no site.



Depois dessa reforma, seguiu operando fixo na linha 81 até seus últimos dias na Guanabara. Pois em 2016 foi remanejado as operações intermunicipais, passando a integrar a frota da Expresso Oceano, empresa do mesmo grupo administrativo da Guanabara.



Por lá recebeu o prefixo 615 e operou fielmente as linhas de Extremoz, com maior ênfase a linha 120, mas passando a rodar também nas linhas 121 e 122.

Circulou na empresa até o ano de 2017 quando foi desativado. De lá pra cá, passou por algumas pequenas empresas de fretamento e serviços até se encontrar no estado em que está.