Trampolim da Vitória renova frota com 10 ônibus 0Km, os primeiros Euro 6 da frota

Por Josenilson RodriguesBusão de Natal

A empresa Trampolim da Vitória, permissionária do transporte de passageiros metropolitano está renovando a frota com 10 novos ônibus 0km com tecnologia Euro 6 da Volksbus, são os primeiros com essa tecnologia na frota.



Os ônibus são da carroceria Marcopolo modelo Torino S, a aquisição foi uma surpresa para os busólogos, visto que desde 2003 a empresa não fazia compras de veículos novos dessa encarroçadora e mesclava suas compras entre: Caio Induscar, Comil e Neobus.



A nova frota menos poluente está sendo preparada para ganhar as ruas, o que deve acontecer após conclusão da parte burocrática de: documento, emplacamento e vistoria. Na parte de tecnologia como instalação de: câmeras, GPS e validador o processo já está bem encaminhado.

As primeiras informações que temos é que os veículos novos serão escalados nas linhas de São Gonçalo do Amarante e Macaíba.


Os novos ônibus vêm com adaptações especiais. Para o usuário que têm problemas de visão, a frota conta com tubos verticais com uma textura especial indicando os assentos preferenciais, além da PEV (plataforma elevatória veicular) usada exclusivamente para pessoas com locomoção reduzido.


O destino frontal é em LED na cor Âmbar para maior visibilidade na identificação da linha, bem como a iluminação interna e externa também são em LED, essas lâmpadas iluminam muito mais e consomem menos energia.

Com prefixos de 400 a 409 a nova frota conta com chassi Volksbus 17.230/S Euro 6. O sistema Euro 6 estreou no Brasil em 1º de janeiro de 2023. Mas vale lembrar que a oficialização aconteceu em novembro de 2018, com a publicação no Diário Oficial da União.



As vantagens da tecnologia Euro 6 são os ganhos ambientais. O sistema Euro 6 é definido como um conjunto de normas que regulamentam a emissão de poluentes para motores a diesel. A promessa é de veículos com menores ruídos e consumo de combustível.