Novos Volksbus já são referência de mercado em diversos segmentos

Com 30 anos no mercado, a família Volksbus está completa e com a melhor oferta de produtos de sua história. O portfólio versátil oferece ao cliente desde opções para garantir maior conforto nas viagens de longa distância a configurações especiais para operação off-road, por exemplo, além do entre-eixo adaptado às necessidades do frotista. Entre as opções mais buscadas pelos clientes estão o Volksbus 11.180 e o 17.230, sucessores dos modelos mais vendidos da VW.



O Volksbus 11.180 é um dos mais novos modelos da linha, também disponível nas versões rural, fretamento e rodoviário. Em sua versão urbana, o motor de 3,8 litros entrega 180 cv de potência e 600 Nm de torque, garantindo melhor performance nas aplicações. O modelo também conta com o opcional de suspensão mista – metálica na dianteira e pneumática na traseira. Ideal para as aplicações urbana e fretamento de curta e média distância, este chassi pode receber carrocerias de até 10 metros, transportando até 39 passageiros sentados.

Sinônimo de robustez redobrada, o Volksbus 11.180 R topa qualquer desafio e está preparado para as operações off-road. A versão rural do veículo conta com o sistema de suspensão reforçada e elevada em relação ao solo, para um melhor desempenho fora de estrada. Além disso, o modelo traz um motor ainda mais potente em sua versão Euro 6 e eixo traseiro com bloqueio do diferencial, o que ajuda o veículo a vencer terrenos acidentados e escorregadios.

No caso do Volksbus 17.230 S, o veículo está equipado com motor de 4,6 litros, que entrega 230 cv de potência e 850 Nm de torque. O modelo também traz a transmissão manual de seis velocidades de série ou a opcional automática de oito velocidades. Podendo receber carrocerias de até 13,2 metros, o 17.230 S transporta até 42 passageiros na versão urbana. Assim como todos os produtos da família Volksbus, ambos contam com a tecnologia SCR no sistema de emissões e possibilitam conciliar a alta performance, menor consumo de combustível e baixos níveis de emissões.

Tecnologia de série

A Volkswagen Caminhões e Ônibus investe na digitalização para incrementar essa experiência. O painel completa essa composição de forma a favorecer o melhor ângulo de visão para o motorista. Agrega também mais 70 funcionalidades de forma a facilitar a operação do veículo, com dados que apoiam seu dia a dia. As opções – todas personalizáveis – vão desde informações sobre a viagem, consumo, autonomia, desempenho na direção até indicações de falhas e diagnósticos.

O pacote tecnológico da VWCO também inclui o avanço das transmissões automáticas para veículos com motores dianteiro e traseiro, o que confere ainda mais conforto e segurança. Para a família Volksbus com motor dianteiro está disponível a versão de oito velocidades. Já para os modelos com motores traseiros, são duas opções: seis velocidades para o veículo piso baixo e oito velocidades para o piso alto.

Conforto em todas as aplicações

No quesito conforto, os novos ônibus da Volkswagen dispõem de ergonomia adaptada a fim de oferecer melhor manobrabilidade e direção aprimorada para os motoristas. Por esse motivo, o painel de instrumentos passa a ter um melhor ângulo de visão e funcionalidades exclusivas, o que favorece a operação do veículo. Além disso, o volante foi remodelado com multirregulagem de série e a alavanca de marchas foi reposicionada, tornando a experiência na direção muito mais fácil.

Aprimorando ainda mais o conceito sob medida, a Volkswagen Caminhões e Ônibus tem variações para seus chassis, de acordo com a aplicação do veículo e o tipo de suspensão: rural (R) com suspensão reforçada e plataforma elevada; suspensão pneumática (S); suspensão pneumática no chassi piso alto (SH); e suspensão pneumática no chassi piso baixo (SL). Dos Volksbus de 9 a 22 toneladas, todos os chassis dispõem da configuração de suspensões pneumáticas para escolha dos clientes.

Fonte: Volkswagen