Das ruas à sucata: Fotos de um Ex Guanabara 1037

Por Josenilson RodriguesBusão de Natal

Mais um Caio Alpha vira uma lenda, nessa história o personagem será o 96037 que pertenceu a frota da Transportes Guanabara. 

Admito que não lembro dele como 96037, mas como 1037 lembro pouco. Fabricado pela a Caio em 1996 ele compõe uma compra de 53 ônibus zero quilômetro que a Guanabara realizou naquele ano para renovação de frota.



Modelo inédito na cidade, o Caio Alpha marcou uma geração e as operações se concentraram fácil nas operações da Zona Oeste e Norte da capital.



O veículo 1037 passou por muitas linhas da Guanabara entre elas as linhas do Parque dos Coqueiros como: 70 e 77.

Desativado em 2009 junto com vários e vários outros ônibus do modelo, o veículo logo foi comprado e passou a circular no seguimento do transporte escolar. Uma foto raríssima dele em operação escolar foi registrado em Novembro de 2018 e publicado no site ônibus Brasil em Março de 2020 pelo o busólogo Rodrigo Galvão.



Em meados de Janeiro de 2021, onde a pandemia prevalecia fortemente castigando muitos trabalhadores do seguimento de fretamento e escolar devido as paralisações de suas atividades, o veículo aparece em um site de vendas e em Março do mesmo ano foi encontrado e registrado pelo o busólogo Pedro Thiago em processo avançado de desmanche em uma sucata da Zona Oeste de Natal.



Foram 25 anos transportando pessoas para no fim das contas ter terminar suas atividades em um desmanche. Para nós amantes do ônibus é o fim de uma história, mas entendo que em tempos difíceis requer decisões que podem não ser compreendido.



Mas o importante são as boas lembranças deixadas durante suas operações.