Com foco em segurança, Princesa dos Campos renova frota com 30 novos ônibus Volvo



Por Marco Greiffo - Volvo

O Expresso Princesa dos Campos, empresa paranaense de transporte de passageiros e de encomendas, adquiriu 14 Volvo B450R+ e 16 Volvo B340R+ para operação nas suas rotas intermunicipais no Paraná. De acordo com Gilson Barreto, CEO da companhia com sede em Ponta Grossa, a opção pelos modelos da marca envolve principalmente a segurança dos veículos. “Os ônibus têm tecnologia de ponta, são econômicos e com alto nível de disponibilidade”, afirma.



Na Princesa dos Campos, mais de 80% dos ônibus são Volvo. Com as novas unidades, a empresa consolida uma frota de 267 veículos com idade média de seis anos. A aquisição foi por meio do Banco Volvo. O executivo da empresa destaca a parceria com a Volvo. “Somos clientes desde que a marca chegou ao Brasil, em 1979. Uma proximidade que facilita a relação do corpo técnico da Princesa dos Campos com a Volvo. Estamos sempre atentos às tecnologias de ponta que a montadora oferece. Sem contar que essa relação de longa data facilita. O banco é muito justo. O que acertamos, eles cumprem”, ressalta Barreto.

Segurança ativa


Um dos novos modelos da Princesa dos Campos vem equipado com a última geração do Sistema de Segurança Ativa (SSA) da marca, que a Volvo apresentou em 2019 e que agrega novidades e avanços desde o lançamento. O SSA oferece recursos como o “Aviso de colisão frontal com frenagem de emergência”, com radar e câmera que monitoram veículos e obstáculos à frente por meio de aviso sonoro e visual. Possui também o “Aviso de Mudança de Faixa”, dispositivo acionado automaticamente quando o ônibus passa sobre as faixas da pista sem ligar as setas. Outros recursos são o “Sinal de Alerta no Para-brisa” (uma barra vermelha de luzes de Led projetada no para-brisa avisa o condutor de eventual risco de impacto com outro veículo); “Piloto Automático Adaptativo” (mantém distanciamento previamente definido pelo motorista em relação ao veículo à frente, mantendo distância segura); e “Assento Vibratório” (alerta o condutor em caso de mudança de faixa sem acionar o pisca-pisca). “A segurança ativa ajuda muito o nosso motorista a antecipar o que está acontecendo na frente. A gente sempre trabalhou com correção. O sistema SSA permite trabalhar a prevenção”, diz o executivo da Princesa dos Campos.



“A Volvo está na vanguarda de segurança veicular. Os mais recentes recursos do nosso SSA ajudam as empresas a reduzir riscos e perdas com acidentes”, afirma Thiago Vieira, gerente regional de vendas da Volvo. 

Última geração


Os novos ônibus da Princesa dos Campos são da nova geração de chassis rodoviários Volvo, lançada no final ano passado. São para rotas extensas, que usam versões double decker (duplo piso) e low driver (posto do motorista rebaixado no primeiro piso), para viagens de 400 quilômetros ou mais.

Os modelos “R+” incorporam uma nova geração da transmissão I-Shift e tecnologia de Aceleração Inteligente Volvo. Conjugados, esses recursos garantem até 5% de economia em combustível, a depender da rota. O pacote de novidades inclui ainda um aprimorado Sistema de Segurança Ativa e novas funcionalidades do aplicativo Volvo Bus Connect.

“São produtos ainda mais modernos e com melhor desempenho para a rentabilidade do transportador. Com tecnologias sempre inovadoras, os dois modelos são o que há de mais avançado em chassis rodoviários”, afirma Paulo Arabian, diretor comercial da Volvo Buses.

Expresso Princesa dos Campos




O Expresso Princesa dos Campos (EPC) tem mais de 87 anos de história, uma trajetória de constantes avanços e inovações, desde o transporte de malas postais na década de 1930 até a condição de referência nacional do setor. Hoje, a companhia transporta 5 milhões de passageiros e faz 1,5 milhão de entregas por ano.

Com 1.100 colaboradores, a atuação de EPC abrange 100% dos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. Ainda na organização, o grupo possui a operação da Cantelle, que também trabalha com encomendas e transporte de passageiros. Parte do Rio Grande do Sul e vai até a Bahia. Liga sete estados do Brasil e o Distrito Federal.