Pedestres são orientados sobre uso de botoeiras e travessia segura
As botoeiras também ajudam na travessia de pessoas com dificuldades de locomoção, deficientes visuais, idosos, entre outros portadores de necessidades especiais. Ao acionar o botão, o tempo de travessia no semáforo varia de acordo com a sincronização do sistema ao longo de toda a via e é emitido um sinal sonoro que alerta a liberação da passagem.
Foto: STTU |
Além disso, outra vantagem dos semáforos acionados por botoeiras é o de interromper o fluxo de veículos pelo pedestre somente quando é necessário para que ele faça a travessia na faixa com segurança.
De acordo com o secretário da STTU, Paulo César Medeiros,"a campanha é necessária porque a maioria das pessoas pensa que é só apertar o botão para o sinal fechar para os veículos. Não é assim que o sistema funciona. O pedestre precisa aguardar que o ciclo de programação dos semáforos se complete”, explica.
Por pressa ou desconhecimento desse processo, muitas pessoas se arriscam a atravessar a via assim mesmo, com o sinal vermelho para elas, e correm risco de atropelamento, de acidentes e o comprometimento na fluidez no tráfego.
Daí, a orientação da STTU no sentido que o mais prudente é pressionar o botão da botoeira que fica na haste do semáforo e esperar o tempo verde para travessia segura. Se aventurar de modo arriscado em meio ao trânsito, falta de paciência ou qualquer outro motivo pode custar muito caro – inclusive a vida.
“Educar para humanidade no trânsito – nada mais pertinente. Se o conhecimento sobre essa e outras questões são divulgados, as pessoas aprendem e tornam as suas práticas mais seguras no trânsito e na vida”, destaca o gestor da STTU, Paulo César Medeiros.
Fonte: STTU