Terceiro dia de greve dos rodoviários, sem negociações, mas uma esperança

Por Josenilson RodriguesBusão de Natal

Na manhã desta Quarta Feira (24/06) o SINTRO-RN se fez presente nas garagens das empresas para liberação da frota. Com a convenção vencida e as empresas não estão aceitando e nem renovaram, os ônibus só podem sair as ruas com a presença do cobrador.



O transporte intermunicipal que tem a convenção sindical diferente do seguimento urbano a qual as empresas estão acatando normalmente, está funcionando dentro de suas condições operacionais estabelecidas pelos os órgãos gestores de saúde e transporte em virtude da pandemia que o RN vem enfrentando.





A empresa Transportes Cidade do Natal é a única do seguimento urbano a circular, justamente porque ter em seu quadro de funcionários existe os profissionais da função de cobrador.

Já o transporte intermunicipal com a bilhetagem de Natal como é o caso das empresas: Guanabara, Santa Maria e Via Sul rodam com frota de 30%.

De ontem para hoje, houve a notícia de que a empresa Conceição conseguiu uma liminar na justiça para que seus ônibus possam circular, porém, até o presente momento não a veículos da empresa em operação. E o SINTRO vai recorrer.

Ainda na tarde de ontem, o poder executivo de Natal e estadual se juntaram para firmar um acordo para subsidiar o sistema de transporte de passageiros urbano de Natal. A prefeitura de Natal reduziu em 50% a cobrança sobre ISS e o Governo, 50% sobre a taxação de ICMS sobre os combustíveis.



A finalidade é desafogar o segmento no atual momento de dificuldade econômica e abrir mais possibilidades de equilíbrio financeiro. A Prefeitura de Natal e o Governo do Estado entendem ainda que o novo estímulo dá ao setor melhores meios para negociar o fim da greve implementada nesta semana pelos rodoviários.