Emplacamentos de ônibus acumulam queda de 42,8% no ano, diz Fenabrave

Apesar de variação positiva entre abril e maio, números demonstram que crise no setor continua

Por Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes


Vendas de ônibus novos ainda em baixa.

Os emplacamentos de ônibus no acumulado entre janeiro e maio deste ano registraram queda de 42,8% em relação ao mesmo período do ano passado.

É o que aponta levantamento divulgado nesta quarta-feira, 1º de junho de 2016, pela Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores.

Entre janeiro e maio de 2015 foram emplacados 10 mil e 43 ônibus. No mesmo período deste ano, foram emplacados apenas 5 mil 745 veículos de transportes coletivos.

Entre abril e maio deste ano, as vendas de ônibus tiveram alta de 9,61%, passando de 1 mil 145 unidades para 1 mil 255. O número, no entanto, ainda não é visto com otimismo pelo mercado, já que pode revelar apenas uma oscilação pontual.

Os motivos para o fraco desempenho do setor são os mesmos desde o ano passado.

A crise econômica brasileira motivada também pelo desajuste das contas públicas fez com que fosse retraído o nível de investimento no país.

Com menos atividades econômicas, os ganhos das empresas e a arrecadação do poder público foram afetados, reduzindo a demanda pelos transportes coletivos, com o alto índice de desemprego, e os investimentos em obras de mobilidade urbana, o que impacta em na renovação de frota.

O quadro econômico também deixou mais difíceis os financiamentos de ônibus novos, que se tornaram menos vantajosos com regras mais rígidas e taxas de juros mais altos.

MARCAS

Em relação às marcas de ônibus, a Mercedes-Benz continua liderando, com mais de 50% do mercado, mantendo boa distância da segunda colocada, a MAN/Volkswagen, com 14%.

Veja na imagem:



Fonte: Blog Ponto de Ônibus