Saiba por que o ARLA 32 é importante e aprenda a abastecer o veículo corretamente

O ARLA 32 conquistou sua importância nos últimos anos, com o aumento das discussões sobre meio ambiente e as mudanças na legislação. Trata-se de uma solução que converte os óxidos de nitrogênio (NOx) nocivos expelidos por veículos a diesel em nitrogênio e vapor de água inofensivos, reduzindo consideravelmente as emissões desse poluente.


Tanque do Arla 32 de um ônibus Mercedes-Benz modelo OF-1721E5

Nos veículos Mercedes-Benz, o reservatório de ARLA 32, que é distinto daquele criado para receber combustível, deve ser abastecido exclusivamente com o produto, sem substituições. A introdução de qualquer outro líquido causará graves danos ao sistema de pós-tratamento dos gases liberados pelo escapamento.

O volume de ARLA 32 contido no reservatório é indicado no painel de instrumentos. Quando o volume está muito baixo ou quando o reservatório está vazio, a luz-piloto acende e o mostrador do computador de bordo do veículo exibe este sinal: #. Nesse momento, é necessário abastecer imediatamente, evitando que o veículo rode sem atender às exigências legais de proteção ao meio ambiente.

Vale saber

O ARLA 32 é biodegradável, no entanto o manuseio inadequado representa perigo para o meio ambiente. Evite que a solução seja descartada na rede de esgotos, nas águas de superfície, nos lençóis freáticos ou no solo.

Se a tampa do reservatório for retirada com o ARLA 32 aquecido, vapores de amoníaco podem ser liberados, irritando a pele, as mucosas e os olhos. Evite o manuseio nessas condições.

Fonte: Mercedes-Benz / Bus Club