Por
Josenilson Rodrigues, Adamis Araujo e
Italo Oliveira –
Busão de Natal
O ano de 2012 foi um ano de fortes mudanças administrativas no sistema de transportes passageiros em Natal, onde fatos históricos vieram acontecer e foi o ano em que Duas empresas tiveram suas ações vendidas a grupos de empresas de ônibus do estado pernambucano.
Dentre elas, está a empresa Transportes Guanabara, onde no ano em questão, a mesma adquiriu 60 novos ônibus, onde um foi incendiado em um protesto restando apenas 59 veículos que até hoje estão todos em operação.
Esses novos veículos todos 0Km chegaram com um padrão bem diferente do de Natal. Os mesmos chegaram com os prefixos de Três algarismos e na lateral tais prefixos ficam próximo a porta de embarque, bem diferente da cultura do transporte Potiguar.
Mas em 2013 a empresa já começou a re-padronizar a frota voltando ao padrão de Quatro Algarismo, mas mantendo o local do novo padrão que é próximo da porta de embarque de passageiros.
|
Primeiro busão 2012 a receber o código da Guanabara é o 227 |
Hoje (14/05/2015), entrou em circulação o primeiro ônibus 2012 com o código da empresa no sistema de transportes de passageiros de Natal que no caso da Transportes Guanabara é representado com o número
1XXX.
|
O primeiro veículo a usar esse código foi um Caio Alpha Scania cujo seu prefixo original era o 97227 |
O veículo em questão foi o 227 um dos veículos 0Km que chegaram no lote de 60 novos ônibus em 2012. Agora o mesmo passa a ser o 1227 e estava operando a linha 08 que faz o itinerário Redinha / Mirassol.
|
Transportes Guanabara 1227 |
Breve outros veículos também vão aderir o código da empresa deixando de ter prefixos de Três algarismos e passando a ter prefixos com Quatro algarismo.
|
Mais veículos 2012 passaram a ganhar o código da empresa que no caso da Transportes Guanabara é representado pelo o número 1. |
Vale frisar que não é apenas os veículos 2012 que estão recebendo o código da empresa em seus prefixos, mas aos poucos, todos os veículos vão receber o código da empresa como é o caso dos carros 232 que agora é o 1232 e o 245 que agora é o 1245, ambos veículos do lote 2012.
|
Novo 1010 da Transportes Guanabara |
O veículo de prefixo 010 agora passa a ser 1010, veículo este do lote de 2010.
|
Depois de ser 97227 veículo passou a ser o 1227 onde atualmente encontra-se desativado. | Resgate Unibus RN Galeria OB |
|
A ênfase do 1227 além de ser o primeiro ônibus 2012 a receber o código da empresa, esse prefixo lembra uns dos 7 Caio Alpha Scania que a Guanabara já possuiu na década de 90. Porém, o novo 1227 é um Marcopolo Torino GVU Mercedes-Benz OF-1722.
Guanabara voltando a ser a Guanabara. Né Josenilson? Só os fortes entendem (h) (h) (h) (h)
ResponderExcluirSim Angélica. É pouco, mas com a volta do código da empresa nos carros 2012 iremos relembrar dos ônibus antigos que um dia fizeram parte da empresa Transportes Guanabara.
ExcluirO 1227 agora é um Mercedes! =))
ResponderExcluira Guanabara so vai voltar a ser Guanabara quando voltar a utilizar o ano e o numero do carro como antigamente a exemplo desse alpha Scania da foto
ResponderExcluira guanabara so vai voltar a ser quem é ela com suas verdadeiras origens potiguares, nao só ela mais outras que tão com os patrões de recife, quando os seus colaboradores voltarem a ter aquela alegria no rosto de esta numa empresa que os valorizam, pois faz tempo que não vemos mais motorista e cobradores da guanabara e conceiçao com isso. quem era essas empresas que fazia companhas junto com seus colaboradores onde eles se sentiam parte da empresa, passando a mensagem para seus passageiros. mais que bom pois onibus com prefixo de 3 numeros da um nó na cabeça do usuario.
ResponderExcluirAs campanhas que a Guanabara realizava junto com os operadores eram bonitos de se ver. Gostava muito também das campanhas que eram veiculados nas traseiras dos ônibus. Achava muito bonito!
Excluirvi hj o 1931
ResponderExcluirOrigens aos poucos voltando isso é um fato. Mas Falta muito para a ela ser a quela Guanabara que dava orgulho de ver na rua.
ResponderExcluirCara só não gostei porque o código da empresa não é um adesivo refletivo aí fica feio em um veículo tão novo. Serviço seboso. Inventam de comprar carros com adesivo refletivo pra depois não acompanhar aí fica com a frota desigual.
ResponderExcluirAgora embarcaremos na nostalgia.
ResponderExcluirEu adorei a matéria. Deduzo que muitos outros também virão depois desse feito da empresa Guanabara.
ResponderExcluirVamos relembrar de tantos carros rsrsrsrs
ResponderExcluirSerá que vai ter o 1171?