Sistema BRT de Belo Horizonte (MG) utilizará 500 ônibus Mercedes-Benz

São 200 unidades do articulado O 500 MA e mais 300 de outros modelos, como os chassis OF 1724 L

Por Victor José, repórter do Portal Transporta Brasil



A montadora Mercedes-Benz terá presença expressiva no MOVE, o futuro sistema BRT (Bus Rapid Transit) de transporte coletivo urbano que se encontra em fase final de implantação em Belo Horizonte (MG) e deve entrar em operação no primeiro trimestre de 2014.

As empresas operadoras adquiriram 500 chassis de ônibus da marca, sendo 200 unidades do articulado O 500 MA e mais 300 de outros modelos, como os chassis OF 1724 L, com motorização seis cilindros e 238 cv, confortável suspensão pneumática, coluna de direção ajustável e retarder incorporado.

O MOVE terá mais de 23 quilômetros de extensão, em três vias de ligação (Antônio Carlos, Cristiano Machado e Hipercentro), com cerca de 40 estações de transferência com distância média de 400 metros entre uma e outra.

A estimativa da BHTrans (Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte) é que 700 mil passageiros deverão ser atendidos diariamente pelo BRT, com previsão de redução média de 45% no tempo de viagem entre as localidades do sistema.

“Nossa empresa oferece assessoria especializada em BRT, potencializando as vantagens desse sistema de transporte coletivo urbano para os gestores e operadores, bem como para a população, que ganha mais conforto e agilidade na mobilidade urbana”, diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Fonte: Transporta Brasil