Despoluir atinge um milhão de aferições
“Na prática, o trabalho representa menos emissão de poluentes nas cidades e nas rodovias, menos consumo de combustível e maior consciência ambiental entre os transportadores – motoristas de empresas, caminhoneiros autônomos e outros trabalhadores. Isso se traduz em mais qualidade de vida aos cidadãos”, destaca o presidente da CNT, senador Clésio Andrade.
A principal ação do Despoluir é o projeto Redução da Emissão de Poluentes pelos Veículos, que consiste na aferição do nível de material particulado (fumaça preta) emitido pelos veículos pesados. Os ônibus e caminhões que estão de acordo com os padrões ambientais recebem o selo do Despoluir, enquanto os motoristas de veículos reprovados são orientados sobre a necessidade de se fazer a manutenção correta para emitir menos poluentes e economizar combustível.
O senador Clésio Andrade acrescenta vantagens listadas às empresas que confiam no trabalho da CNT e do Sest Senat: “elas adotam práticas de reuso da água e outras medidas para alcançar maior eficiência energética”. Segundo ele, o Programa contribui para estimular os transportadores a trabalhar pelo desenvolvimento sustentável do setor.
FETRONOR
De acordo com a coordenadora do Despoluir, da Fetronor, Pricila Meirelles, as aferições na base da federação nos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte somam mais de 80 mil, transformando a entidade numa importante parceira do Programa Ambiental do Transporte da CNT e Sest Senat.
Fonte: Fetronor
Tags:
Notícias