Vereadores apreciam projeto da bilhetagem eletrônica hoje

O projeto de lei que estabelece bilhetagem eletrônica unificada no sistema de transporte público de Natal será votado pelo Legislativo Municipal nesta quarta-feira (25). Após entraves por irregularidades nas assinaturas apresentadas no projeto, permissionários do sistema enxergam nesta data uma vitoriosa mudança de realidade. Na avaliação do presidente do Sindicato dos Permissionários do Transporte Opcional (Sitoparn), Nivaldo Andrade, a unificação do cartão de passagem para ônibus e alternativos vai permitir que o passageiro possa escolher o tipo de transporte que quer utilizar na cidade.

“Essa luta pela unificação vem acontecendo desde que o sistema de bilhetagem eletrônica foi criado. Graças às movimentações populares e reivindicações por melhorias no transporte público, conseguimos retomar essa discussão. O prefeito Carlos Eduardo já sinalizou aprovação do projeto e acredito que os vereadores não devem pensar diferente. Eles irão escutar a voz do povo e aprovar a unificação. Hoje é um dia histórico para nossa categoria”, afirmou Nivaldo Andrade.

Segundo ele, com unificação do sistema, o atendimento à população também irá melhorar. “Vamos conseguir aumentar a nossa receita, colocar carros novos nas ruas com ar condicionado e acessibilidade, conforme está dentro da planilha de custo. A população deixará de ficar refém do ônibus convencional, uma vez que 70% da nossa demanda fica prisioneira ao cartão do ônibus”, reforça.

De acordo com os permissionários, a exclusividade do uso de cartão nos ônibus diminuiu consideravelmente o fluxo de passageiros nas linhas alternativas e, consequentemente, vários veículos tiveram que parar de circular devido à escassez de passageiros.

Há seis anos houve um debate sobre a possibilidade de que a passagem fosse utilizada tanto nos ônibus quanto nos alternativos.

Contudo, o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos do RN (Seturn) conseguiu na Justiça a determinação de uso exclusivo dos bilhetes nos ônibus, sob a justificativa de que a tecnologia foi desenvolvida pelo sindicato.

A secretária da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Elequicina Santos, garantiu que já está previsto no projeto de Licitação do Transporte a disponibilização de um bilhete eletrônico único que poderá ser usado tanto nas linhas de ônibus quanto nos transportes alternativos. A medida, porém, depende da aprovação do projeto de lei que autorizará a licitação nos transportes públicos de Natal.

No projeto, de acordo com Elequicina, ficarão definidas linhas “complementares” a serem cumpridas pelos transportes alternativos. A titular da Semob não detalhou quais seriam os trajetos das linhas.

“A categoria sempre almejou a unificação, que vai beneficiar principalmente a população e acreditamos que os vereadores terão sensibilidade e aprovarão a iniciativa porque sabem que vai beneficiar aqueles que votaram neles”, destacou Nivaldo Andrade.

Fonte: Jornal de Hoje