Prefeitura de Cascavel (PR) equipa ônibus com reconhecimento facial de passageiros

Uma grande sugestão para os empresários do transporte coletivo do tipo ônibus. É a solução contra o mau uso dos cartões do tipo gratuidade e estudante. Confira agora na matéria de Victor José repórter do Portal Transporta Brasil:

O uso de cartões de idosos e estudantes nos ônibus de Cascavel (PR) aumentou 40% desde 2010. Esses passageiros têm direito a utilizar o transporte público gratuitamente ou pagando a metade tarifa. Devido ao crescimento repentino no total destes beneficiários na cidade indica que muitos podem estar usufruindo do benefício irregularmente. As fraudes com gratuidades podem chegar a 50% das viagens em algumas cidades.

Para combater esse desvio e proteger os passageiros que utilizam os cartões corretamente, a prefeitura do município firmou um termo de compromisso com as empresas que operam o transporte coletivo na cidade e com a Transdata Smart, desenvolvedora de soluções de automação no setor, para implantação do sistema de Reconhecimento Facial na frota de ônibus.

A tecnologia consiste em captar a imagem do portador do cartão, assim que ele aciona o validador eletrônico no ônibus, para ser comparada com a foto do titular do benefício, cadastrado pela empresa. Caso o usuário não seja o mesmo, o cartão é bloqueado e só é liberado pelo titular no órgão de cadastro.

Com isso, o usuário pode receber uma advertência pelo uso indevido do cartão ou ter o benefício cancelado, conforme a política da empresa.

“A tecnologia de Reconhecimento Facial vem reforçar o controle oferecido pela nossa solução de bilhetagem eletrônica TDMAX. Quem usa o transporte de maneira correta não pode pagar pelos que tentam fraudar o sistema. E, ao combater esses desvios, as empresas podem investir em novas tecnologias que aumentam a agilidade do serviço, como nosso sistema de Monitoramento de Frotas por GPS, que está sendo implantado em várias cidades”, explica Devanir Magrini, diretor Comercial da empresa.

O Reconhecimento Facial da Transdata Smart será implantado em 159 ônibus da Viação Pioneira, Viação Capital D’Oeste e Vale Sim, que atuam em Cascavel.

Fonte:  Portal Transporta Brasil