Cidade holandesa moderniza seu sistema de trólebus

Foto – Vossloh Kiepe
Única cidade holandesa que aposta na tecnologia dos trólebus, Arnheim (com 150 mil habitantes) ainda poderá ter em seu ambiente urbano um ar mais limpo. É que o operador Connexxion, dando continuidade à renovação de sua frota de ônibus do serviço de transporte público, optou por 11 unidades de trólebus articulados produzidos pela montadora suíça Hess em parceria com a empresa Vossloh Kiepe. Os veículos, com 18 metros de comprimento, contam apenas com uma unidade de tração, instalada no terceiro eixo, o que reduziu, segundo a Vossloh, o peso do ônibus em 900 kg se comparado à um modelo com dois motores de tração.

Além de contar com o sistema regenerativo dos freios, que transforma o calor das frenagens em eletricidade, os articulados também têm uma unidade auxiliar de tração composta por um motor a diesel, Euro 5, para casos emergências de falta de energia ou em operações onde não há rede elétrica em uma curta extensão.

Os novos veículos chegam para substituir as unidades mais velhas, com 15 anos de operação. Outros 20 trólebus serão adquiridos entre 2016 e 2017.

Fonte: Revista Auto Bus