CBTU e SEMOB se reúnem para discutir mobilidade urbana da RMN

Por Raphael L. B. de Albuquerque
Coord. Comunicação e Marketing da CBTU-Natal/RN

Nesta terça-feira, 07, o Superintendente de Trens Urbanos de Natal, João Maria Cavalcanti, recebeu na sede da CBTU a Secretária Municipal de Mobilidade Urbana, Elequicina Maria dos Santos, para dar início à discussão sobre os Projetos de Mobilidade Urbana, que envolvem o VLT como articulador da integração entre os modais de transporte da Região Metropolitana de Natal.


Foto divulgação

Com a proximidade da chegada dos primeiros Veículos Leves Sobre Trilhos – VLT, previstos para abril de 2014, a CBTU identificou a necessidade de debater alguns pontos relevantes e ainda pendentes para que a implantação do VLT atenda às necessidades de mobilidade dos cidadãos, possibilitando a melhora substancial da fluidez no transito caótico da cidade.

Na ocasião, foi discutida a questão dos cruzamentos da via férrea com as principais avenidas da cidade, como Cap. Mor. Gouveia, Bernardo Vieira, Mário Negócio e João Medeiros Filho. Atualmente, o intervalo entre as viagens de trens que cortam estas avenidas é de aproximadamente 1h20. Com a implantação do VLT, este intervalo será reduzido para 20min, aumentando o número de vezes em que o trânsito será temporariamente interrompido nesses trechos.

A secretária Elequicina Santos ouviu da CBTU que a solução para retirar o maior número de automóveis das avenidas de Natal, passa pela integração da ferrovia com os demais modais de transporte da RMN, uma vez que a proposta da CBTU é de que o VLT seja o indutor da mobilidade na região. Para isso, é necessária a implantação de terminais de integração destes veículos com os demais meios de transportes públicos. “Os 12 VLT adquiridos pela Companhia em 2012, possibilitarão a modernização do sistema de trens urbanos de Natal, trazendo para a população mais agilidade, conforto e segurança no seu deslocamento”, disse João Maria.

O superintende avaliou ainda que a reunião foi muito proveitosa. “Do ponto de vista do estreitamento dos laços entre os entes federados, houve um grande avanço e no que diz respeito ao interesse dos dois órgãos foi muito positivo, pois as propostas são semelhantes e apresentam o mesmo objetivo: melhorar a mobilidade da grande Natal”.

A CBTU e a SEMOB decidiram envolver suas equipes técnicas, para fazer uma nova rodada de discussão sobre as propostas de integração dos transportes no município.