Paulo Bellini destaca a importância das pessoas para a elevação do padrão brasileiro de qualidade

Executivo faz palestra, dia 16 de abril, no Seminário “Em Busca da Excelência” do PGQP Qualidade RS


Fotos de: Rogério Formighieri

Caxias do Sul(RS), 10 de abril de 2013 - Paulo Bellini, presidente emérito da Marcopolo, será um dos palestrantes de destaque do Seminário Em Busca da Excelência, promovido pelo PGQP Qualidade RS, FNQ – Fundação Nacional da Qualidade e Sebrae, no próximo dia 16 de abril, na Fiergs, em Porto Alegre. O executivo ministrará, às 10h10, a palestra “Marcopolo, sucesso construído com a motivação das pessoas”, e abordará a importância e o papel do envolvimento e comprometimento dos colaboradores na elevação do padrão brasileiro de qualidade de produtos e serviços, e no crescimento e projeção das empresas.

O evento faz parte da 49ª Reunião da Qualidade RS, reunirá cerca de 1.300 participantes e tem como objetivo disseminar práticas de gestão bem-sucedidas pelas empresas em busca de suas metas e resultados. Neste ano, o Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade elegeu “RESULTADOS DA CONSTRUÇÃO COLETIVA” como tema central do evento. A palestra de Paulo Bellini apresentará os conceitos, práticas de gestão e casos que ajudaram a construir a trajetória de sucesso nacional e internacional da Marcopolo.

Esses conceitos, práticas e cases fazem parte do livro “Marcopolo, sua viagem começa aqui”, de autoria de Paulo Bellini e recentemente lançado. Em sua segunda edição, conta como a Marcopolo, de uma pequena empresa da região Sul do Brasil, se transformou na maior fabricante de ônibus do mundo. A publicação é classificada no segmento de administração e gestão e representa conteúdo relevante, interessante e enriquecedor como case nacional para empresários, empreendedores, estudantes universitários e a sociedade.

Com mais de 300 páginas, o livro reúne entrevistas e histórias contadas por mais de 90 participantes, mostra a trajetória da companhia para se transformar na maior fabricante de ônibus do mundo, com cerca de 32 mil unidades produzidas por ano, em nove países e um contingente superior a 20 mil colaboradores. Essas “passagens”, contadas por pessoas que acompanharam cada momento, mostram, por meio de situações vividas na empresa, como se forjou e quais são os seus valores.

O Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade foi criado em outubro 1992 e surgiu a partir do sonho de transformar o Estado do Rio Grande do Sul em referencial de qualidade. Desde então, o PGQP tornou-se modelo para outros Estados brasileiros seguirem no mesmo caminho da busca da excelência em gestão.

Fonte: Marcopolo