BusWay de Nantes combina a sustentabilidade

Foto divulgação Mercedes-Benz
Corredores exclusivos para ônibus nas médias e grandes cidades são oportunidades comprovadas para a oferta de um modelo de transporte público racionalizado, uma solução à mobilidade urbana. Mas se tiver uma combinação de fatores, como a oferta de veículos adequados à demanda de passageiros, a incorporação de tecnologia de tração com baixo impacto negativo ao ambiente e a disponibilidade de vias segregadas, além de outros detalhes presentes no conceito do Bus Rapid Transit (BRT), os benefícios podem ser muitos à toda sociedade.

É o caso da cidade francesa de Nantes, com 300 mil habitantes, que possui a Linha 4, denominação de seu corredor BRT em complemento aos outros modais dispostos (ônibus convencionais e metrô de superfície) para o transporte coletivo local. Em 2006, o sistema segregado de ônibus começou a operar, ligando o centro da cidade ao subúrbio de Vertou. O projeto original tinha como fundamento a extensão da linha do metrô de superfície, mas a demanda de passageiros não permitiu o investimento no sistema férreo. Então, procurou-se uma solução alternativa e o BRT foi o escolhido.

São sete quilômetros de vias exclusivas com 15 paradas. O custo da obra, sem os veículos, foi de 7,5 milhões de euros por quilômetro. Caso optasse pelo metrô, o desembolso seria de 22 milhões de euros por quilômetro. O número de passageiros transportados em dias úteis ultrapassa os 30 mil. Os ônibus utilizados (20 no total) são da marca Mercedes-Benz, modelo Citaro, articulado, movidos a gás natural, com piso baixo e acabamento interno e externo refinado.

A cidade francesa traçou objetivos bem significativos para promover uma concepção inovadora ao seu transporte público com a adoção desse corredor BusWay, considerando-o um substituto atraente ao metrô de superfície com a promoção da redução expressiva do tempo de viagem entre as regiões citadas, com consequências positivas ao meio ambiente, precisamente na mitigação das emissões poluentes.

Fonte: Revista AutoBus