Seturn apresenta nova defesa para bloqueio de carteiras estudantis

Após novas reclamações de alunos e da União Norte-Riograndense dos Estudantes (Urne) quanto ao bloqueio indevido de carteiras de estudante feito pelo Sindicato dos Transportes Urbanos do Rio Grande do Norte (Seturn), o que traria prejuízo para os usuários, responsáveis técnicos da instituição acusada apresentam argumentos contrários à denúncia.

Segundo Nilson Queiroga, consultor de projetos do Seturn, “estão fazendo uma confusão grande com essa acusação irresponsável. Conforme o decreto nº 9.326 de 11 de março de 2011, que institucionalizou a Identidade Eletrônica, cada ente ficou ciente de suas funções. Não cabe ao Seturn bloquear carteiras. Quem faz isso é a Semob [Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana], baseada no cancelamento de matrículas feito por diretores de escolas. Cada unidade tem login e senha para entrar no sistema e dizer se um aluno concluiu o curso ou renovou a matrícula”.

Em reportagem veiculada ontem n’O Jornal de Hoje, Felipe Azevedo, presidente da Urne, acusa o Seturn de controlar, armazenar e bloquear carteiras estudantis, pois teria “[...] interesse em evitar o uso das carteiras por um determinado período para aumentar a sua própria lucratividade, já que sem o benefício, o usuário fica obrigado a pagar o valor completo”. Nilson volta a negar as acusações.
“Repito, quem comunica a continuidade do benefício é o diretor da escola, ao informar se o aluno renovou a matrícula ou não. No caso de cursinhos pré-vestibulares ou de línguas, ao concluir o curso, o estudante perde o benefício. E só voltará a ter quando prestar vestibular, passar e a universidade ou faculdade cadastrá-lo no sistema”, diz Nilson Queiroga.

O consultor do Seturn exemplifica a situação com o envio da listagem dos alunos da UFRN para 2013. “A Universidade Federal mandou 41 mil nomes na semana retrasada. E só na semana passada, após a entrada dos nomes no sistema da Semob, foi que o Seturn começou a atualizar. O processo durou de segunda a sexta-feira [04 a 08 de março]. São 3.300 novatos, mais ou menos, que tiveram os direitos à meia passagem estabelecidos agora. O restante, como é aluno antigo, teve continuidade”.

As carteiras de estudante expedidas em 2012 têm validade até o próximo 31 de março. Para quem estiver fora do cadastro nas escolas, feitos através do site www.ieegratuita.com.br, controlado pela Prefeitura de Natal, o bloqueio acontece a partir de 01 de abril. “Nós só operacionalizamos após uma consulta no sistema administrado pelo município”, conclui Nilson Queiroga.

Fonte: Jornal de Hoje