Ônibus de alta velocidade pretende inovar na indústria do transporte



O projeto Superbus é uma tentativa ambiciosa de dar uma sacudida radical na indústria de transporte pessoal. Este novo conceito de mobilidade sustentável é composto de um veículo novo eletronicamente comutado capaz de velocidades acima dos 250 km/h, nova infra-estrutura logística dedicada (tais como uma pista dedicada nas estradas), e através de uma nova central de roteamento otimização do sistema.

Embora difícil de identificar, alguns sugerem que o Superbus está em algum lugar entre um ônibus e um trem. A vantagem sobre o primeiro é que é capaz de atingir velocidades muito mais altas e maior flexibilidade, não se limita a uma programação rígida ou rota. Quanto ao último, a infra-estrutura e implementação é bem mais barata e requer pouca manutenção. A promessa do Superbus de demanda dependente porta-a-porta de transporte é uma característica que nem o ônibus ou o trem tem.

O Superbus é feito de fibra de carbono e tem um motor elétrico movido a bateria;
  • Tem capacidade para até 20 passageiros em uma configuração de luxo, com 16 portas asa de gaivota para fácil entrada;
  • Pode alcançar uma velocidade de cruzeiro de 255 km/h;
  • Contém um sistema de detecção de obstáculos utilizando equipamentos de radar e um sistema de orientação de resposta rápida eletrônico;
  • Foi submetido a testes significativos e apresenta alta manobrabilidade e poder formidável de frenagem;

Fonte: Mdig