Meu brinquedo de infância

Sonho é sonho, quando criança sonhava em ser motoristas de ônibus, por isso a minha paixão por essas máquinas e quando criança só queria ônibus.

Por Josenilson Rodrigues

Meu caminhãozinho de bois adaptado para micro-ônibus junto com o meu e primeiro busão
E aí pessoal tudo bem? Hoje é um dia muito especial sabe por quê? Porque é dia da criança. E é por isso que venho mostrar o meu primeiro busão de brinquedo na qual é famosinho por ter sido destaque no O Jornal de Hoje, guardo até hoje essa lembrança da minha infância simples, mas feliz e divertida.

Meus brinquedos foram destaque no JH em uma entrevista que dei falando sobre o sonho de ser motorista de ônibus e sobre o hobby da Busologia
Eu era um menino humilde e não tinha condições de comprar um brinquedo para brincar, mas foi com a imaginação “criei” meus ônibus, quando ganhava algum carro dizia que era um ligeirinho, se ganhasse um caminhão dizia que era ônibus.

Foi assim que criei o meu ligeirinho, com um caminhão, usando a criatividade, coloquei todos os itinerários da empresa que sou fã a Transportes Guanabara, botei portas na lateral e o nome da empresa, pronto, virou um ligeirinho.

Mas antes disso, brincava com caixa de bandeja para colocar ovos, onde o espaço usado pra colocar o ovo, colocava pedras e dizia que eram os passageiros, inocente brincada dentro de casa, pois se brincasse no quintal de areia destruiria a caixa que me dava alegria.

Depois, a coisa evoluiu, usando embalagem de creme dental, também colocava itinerário das linhas da empresa Guanabara e Pirangy e fazia aberturas de portas nas caixas, onde o “brinquedo” de papelão ficava mais próximo do real. Para mim era o brinquedo mais importante e valioso do mundo.

Esse foi o primeiro ônibus que peguei na loja, além desse comprei mais 2 totalizando uma frota de brinquedos de 3 ônibus. Brinquei muito com esses ônibus e hoje tá todo acabadinho.
Até que um dia, o meu padrinho me deu uma pequena quantia em dinheiro e lembro como se fosse hoje, me tia me levando pra comprar os ônibus que tanto queria, nessa época a empresa Pirangy decreta falência e nasce a Reunidas na qual andei pela a primeira vez para comprar o meu busão de brinquedo.

Fui ao centro da cidade e quando entrei na primeira loja que virei o rosto para o setor de brinquedo vi o busão azul, dei aquela carreira na loja e comprei 3 ônibus do mesmo modelo e cor, infelizmente só tinha Azul, queria Branco, pintava um pouco de amarelo e dizia que era a Guanabara.

Com o tempo, fiz reformas em meus ônibus, colocando o mais de “tecnológico” que fazia, disponibilizei: itinerários, abre e fecha de portas, sistema de iluminação interna e externa, pára-brisa e até mesmo um chassi onde tinha um motorzinho só pra fazer o barulho de ligado.


Até o ano de 2009 tinha cerca de 16 ônibus todos do mesmo modelo e 6 ligeirinho do tipo caminhão, claro adaptado para ônibus. Parei de brincar e guardei um exemplar de cada, onde o ônibus de brinquedo de prefixo 1177 simbolizava o meu busão favorito da Guanabara. Mesmo sendo um ônibus rodoviário, não ligava muito e adaptava para ônibus coletivo.

Hoje guardo eles com muito carinho e orgulho, pois brinquei muito, seja em dia de: sol ou chuva tava eu no quintal de casa brincando de ônibus. A prova ta no busão de Azul que ta se rachando devido o passar do tempo, não desistirei dele, pois foi brincando que hoje aprimorei meus conhecimento sobre transporte e aperfeiçoei minha criatividade.

E digo mais, hoje trabalho onde sempre quis trabalhar e quando pequeno simulava meu trabalho em brincadeiras, brincadeira esta que era um sonho de criança que se tornou realidade.

Espero que tenham gostado, pois foi brincando que percebi que nunca desista do seu sonho, pois um dia se tornará realidade assim como se tornou o meu. Feliz Dia da Criança.