Empresa “Riograndense” volta a operar linhas intermunicipais

Depois de quase Dois meses a empresa “Viação Riograndense” volta a operar as linhas intermunicipais. Será?

Por Josenilson Rodrigues com informações de Daniel Silva

Foto de: Daniel Silva
Será miragem? Será ilusão? Ou a Viação Riograndense voltou a operar? Pois bem, a primeira aparição de um busão da Riograndense avistado pela a população de Natal foi no dia 04/10. Isso repercutiu fortemente na redes sociais, mas precisamente no Facebook no grupo Transporte Publico do RN, onde o assunto ganhou forma e corpo.

Foto de: Daniel Silva
Na noite ontem, o portal Busão de Natal também destacou o assunto que foi muito bem repercutido. Nela, foi abordado a aparição de um busão da Riograndense de prefixo diferente, onde fiquei surpreso, pois até então para mim a Riograndense tinha falido.
Foto de: Daniel Silva
Fomos atrás das informações e no dia de hoje apuramos que a empresa Viação Riograndense volta à ativa nas linhas intermunicipais, onde a mesma não se pronunciou oficialmente ao DER sua falência. Deixando claro que as linhas ainda pertencem à empresa.

Mas como se a empresa faliu?

Entramos em contato Nastagnan Batista (Presidente do SINTRO/RN) onde o mesmo nos informou que, foi acordado entre o DER/RN e o Ministério do Trabalho que os veículos em condições de operar seriam destinados as linhas intermunicipais, afim de, arrecadar fundos para uma conta no Ministério do Trabalho nominal aos funcionários da empresa no intuito de sancionar a divida que a empresa tem com seus funcionários. Depositando mensalmente nessa conta um valor de R$78.000,00.

Por isso, os ônibus que estamos vendo nas ruas fazendo as linhas: Nova Cruz via Brejinho, Nova Cruz via Tangará, Santo Antonio via Lagoa de Pedras, Campestre, Monte das Gameleiras, Senador Eloi de Souza, Traíras via Bom Jesus, Lagoa Salgada via Cobé, Sítio Santa Cruz via Vera Cruz, Coqueiros via Extremoz, Vila de Fátima e Barra de Maxanguape pertencem ao DER/RN, onde a falida empresa operava.

E as linhas urbanas como fica?

As linhas urbanas: 03, 28 e 45 não têm previsão de volta até que saia a licitação. Isso porque, a empresa Viação Riograndense decretou falência no dia 12 de Setembro de 2012 apresentando uma carta de falência a SEMOB no dia 13 onde entrega as linhas a Prefeitura Municipal do Natal, alegando desequilíbrio econômico.

Então concluímos que as linhas estão arrendadas por determinação judicial onde a empresa Riograndense em si não existe, mas o nome prevalece.

Mas os prefixos?

Foto de: Josenilson Rodrigues
Não se sabe o motivo das ordens desses números, isso porque, nos ônibus rodoviários os prefixos permanecem e nos coletivos em alguns casos os prefixos mudaram não atendendo nenhum tipo de ordem.