Usuários ainda continuam sofrendo com a falta dos serviços da Viação Riograndense

Com 61 anos no mercado potiguar de transportes, no dia 12 de Agosto de 2012 a Viação Riograndense decreta falência prejudicando mais de 15 Mil usuários.

Por Josenilson Rodrigues

Com quase um mês de falência da empresa Viação Riograndense, muitos usuários sofrem com a falta desse transporte que mesmo precário servia a muita gente que parou de vez sem aviso prévio, pegando assim até os funcionários de surpresa.

Linhas Intermunicipais

Foto de: Josenilson Rodrigues

Infelizmente o DER/ RN até agora não fez nada literalmente falando, isso porque, o órgão espera um aviso de falência, deixando claro a incompetência do órgão, isso porque, se a empresa não está com seus veículos circulando nas ruas porque o DER não notificou? E como notificar uma empresa falida?

Logicamente a mesma deveria ter feito alguma coisa há muito tempo, mas até esse aviso de falência não sair, acho que nada será feito, infelizmente essa que é a realidade.

Com isso, vários usuários das linhas com destinos a outros municípios do RN ficam prejudicados, mas se não tem ônibus pra atender a esses usuários, que outros meios de transporte se manifestem em fazer essas linhas. Já que nenhuma outra empresa tem interesse em rodar, mas que estão autorizados a fazer as linhas da Riograndense, veículos particulares fazem a festa em prol dos usuários abandonados pela a Riograndense.

Linha 132 – Metropolitana

Foto de: Josenilson Rodrigues
O caos com a falência da Riograndense não está somente nas linhas intermunicipais, os usuários da única linha metropolitana também estão sofrendo e muito com a falta do serviço antes oferecido pela a empresa.

A linha 132 que antes era operado pela a Riograndense, hoje passa a ser operada unicamente pela a empresa Expresso Oceano, que segundo informações do blog Via Certa Natal, a empresa disponibiliza mais veículos no horário de reforço, mas que não mantem esse número de veículos circulando, pois espera autorização do DER para que os carros circulem por tempo definitivo.

Linhas Urbanas

Mais de 9 Mil usuários sofrem com o descaso na qual foram vitimas da falência da Viação Riograndense, onde a SEMOB criou a linha 700 para minimizar a situação que não resultou em nada, pois o itinerário da linha não era satisfatório aos moradores do bairro.

Além disso, depois que uma ação do SINTRO/RN visando chamar atenção para as autoridades a respeito da situação dos 150 funcionários que trabalharam na Viação Riograndense, fizeram a retirada dos carros da linha 700, a mesma nunca mais voltou a rodar.

Também, os usuários não sofreram nenhum tipo de melhoria, isso porque volto a dizer o itinerário da linha não era satisfatório para os moradores, tinha viagem que a o ônibus não transportava ninguém, deixando claro que a linha não tinha serventia.

Porque nenhuma empresa de ônibus começou a operar as linhas: 03, 28 e 45?

Foto divulgação
Segundo informações que tive de fontes quentes, todas as empresas querem rodar na linha na qual é lucrativa, mas o motivo principal é que se as empresas operarem as linhas urbanas “pertencentes” a Viação Riograndense tem que contratar os funcionários da falida Riograndense. Como nenhuma empresa quer contratar, então as mesmas não podem rodar nessas linhas.

De todo fato, uma nova linha deveria rodar no conjunto ou melhor, a linha 700 deveria sofre alteração drástica em seu itinerário para que assim atenda melhor os usuários de Nordelândia e Nova Natal.