O caos está chegando e ele vem de ônibus

A realidade está vindo átona, se o que era ruim tá ruim, agora vai piorar.

Por Josenilson Rodrigues

Foto de: Josenilson Rodrigues
No dia de hoje, recebemos reclamações de vários usuários onde os mesmos se queixavam da mesma coisa “a demora dos ônibus”.

Também percebi a demora de alguns ônibus, onde hoje por incrível que pareça passei mais de 1h30mim na parada esperando um ônibus que em sua normalidade demora no máximo 45mim. Pensei que fosse o trânsito, pois os congestionamentos fazem com que linhas de ônibus demorem muito e quando passa, passa cheio com outro ônibus da mesma linha colado atrás vazio.

Assisti em tele jornais locais, que o SETURN disponibilizaria menos veículos para a circulação, devido os altos custos que as empresas estão tendo, para minimizar o problema, empresas de ônibus irão reduzir sua frota para conseguir se manter.

No início da tarde de hoje, ouvi na Rádio Clube Natal no programa/quadro Clube Notícias, que algumas empresas iriam entregar algumas linhas, demonstrando claramente a calamidade em que estamos passado e chegando ao caos.

Transporte público coletivo deveria ser prioridade do governo, pois faz bem ao meio ambiente e diminui os congestionamentos. Além disso, várias pessoas dependem desse meio de transporte no caso o ônibus na qual não recebe incentivos do governo.

Corredores exclusivos, malha viária conservados, ruas e avenidas acessíveis ao tráfego de ônibus faz a diferença, diferença essa que até agora não vi. Pois, os corredores exclusivos que ainda existem nas ruas potiguares agonizam solicitando socorro. Empresas, gastam muito dinheiro em manutenção de suspensão e pneus devidos os buracos que ao chover viram crateras assassinas com fome de pára-choques e pneus. Tem empresa em Natal que gasta cerca de R$15.000 Reais em manutenção de suspensão. Dinheiro este que deveria ser gasto em qualificação de funcionários ou ampliação/ renovação de frota.

O caos está chegando e vem de ônibus, no bairro de Nordelândia o caos já desembarcou já faz quase um mês, onde a empresa Viação Riograndense foi devastada pelo o sistema de transporte de Natal que não favorece o transporte coletivo e sim o transporte individual.

É pedir demais que o governo faça iniciativas de compra de novos ônibus? Se faz subsidio para a compra de um carro ou moto, porque não de um ônibus? Que chega a transporta mais 100 passageiros ao mesmo tempo?

Bem, isso deixa claro que o governo que ver o circo pegar fogo ou melhor, os usuários sem o ônibus. Assim como está os usuários de Nordelândia, sofrendo na pele o pouco da avalanche que se aproxima chamada de CAOS.

Ainda há tempo de mudar, mas acho que isso só vai acontecer quando realmente as empresas fecharem as portas e assim como fez a Riograndense. É triste e lastimável, mas é a dura e crua realidade.