China usa cobre no ar condicionado de ônibus coletivos para inibir doenças

Esse tipo de meio de transporte é o principal meio de locomoção de Xangai. A população urbana passa aproximadamente 8% do dia viajando de ônibus, ou seja, cerca de uma hora e meia.O cobre e suas ligas, como latão e bronze (denominados ‘cobre antimicrobiano’), foram instalados em hospitais, escolas e centros de transporte além de superfícies de contato frequente, como maçanetas, corrimãos, torneiras e interruptores.

Foto: Roberto Barroso
O Centro Municipal de Xangai para Controle e Prevenção de Doenças (SCDC) realizou testes entre 2010 e 2012. Vários ônibus operando em horários e locais semelhantes foram equipados com fios e radiadores de cobre e alumínio e o nível de contaminação foi monitorado.

O centro descobriu que os níveis de micróbios em superfícies de cobre foram muito menores comparados às superfícies de alumínio, reforçando os resultados recém-publicados de uma pesquisa semelhante realizada nos EUA num ambiente de laboratório.
A medida tem como objetivo reduzir o potencial de propagação desses organismos na população, devido ao grande fluxo de pessoas nestes pontos de circulação de massa.

Fonte: Transporta Brasil - Vía Portal Ônibus Paraibanos
Matéria/Texto: Silas Colombo