VLT na grande Natal está próximo de se tornar realidade

 Por Imprensa CBTU Natal

O sistema de Veículo Leve Sobre Trilhos – VLT, uma espécie de metrô de superfície, ou mesmo um "bonde" moderno, já adotado em várias cidades dos países como Estados Unidos, Inglaterra e França, começou a ser implantado em algumas capitais brasileiras.

 VLT na grande Natal está próximo de se tornar realidade  - Foto cedido por Bruno Johnson

Maceió, Recife e a cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará, já realizam o transporte de passageiros por meio do sistema de Veículo Leve Sobre Trilhos.

Em Natal, o transporte sobre trilhos que atende à Região Metropolitana, opera atualmente com locomotivas da década de 50 e com carros de passageiros da década de 70. Este sistema, já em obsolescência, necessita de adequação ao novo sistema a fim de melhorar as condições de aparelhamento visando promover a mobilidade e o acesso da população ao transporte público.

De acordo com informações do ministério das Cidades, o Governo vai dispor, inicialmente, de cerca de R$ 154 milhões, oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Equipamentos, para atender estas necessidades e iniciar o processo de modernização do sistema de trens urbanos de Natal.

No próximo dia 13 de agosto, às 14h, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) realizará uma Audiência Pública de Instrução relativa à licitação para aquisição de doze Veículos Leves Sobre Trilhos (VLT) para o sistema de Natal.

A audiência ocorrerá no Auditório da Associação dos Engenheiros Ferroviários (AENFER), localizado na rua Presidente Vargas, nº 1733 - 6º andar, no Rio de Janeiro. Neste mesmo dia será também discutida a licitação de oito VLT para João Pessoa e dez Trens Unidade Elétrica (TUE) para Belo Horizonte.

O superintendente da CBTU Natal, o engenheiro João Maria Cavalcanti, está agendando sua viagem ao Rio para participar da audiência, que será realizada pela Administração Central da CBTU. “Com a implantação do VLT, a população poderá contar com um meio de transporte público melhor e que certamente permitirá a integração entre o modal ferroviário e o rodoviário, contribuindo para uma maior fluidez do trânsito na grande Natal”, afirmou o superintendente ao comentar sobre a implantação do transporte público de passageiros sobre trilhos na Região Metropolitana de Natal.

Ao todo, o PAC Equipamentos liberará R$ 721 milhões, para a aquisição de novos trens para o Rio Grande do Norte, Paraíba, Minas Gerias e Rio Grande do Sul.