Prefeita recebe secretário nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana

A prefeita Micarla de Sousa recebeu no final da manhã de hoje (9), no Palácio Felipe Camarão, o secretário nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, Júlio Eduardo dos Santos. Na oportunidade, a chefe do executivo municipal deixou o secretário a par das dificuldades enfrentadas pela gestão no tocante às obras de mobilidade urbana da Copa do Mundo da FIFA 2014.

Foto de: Eduardo Maia
“O nosso principal problema são as questões jurídicas envolvendo as desapropriações dos imóveis. As obras envolvem a construção do túnel de drenagem e vai beneficiar sete bairros, lagoas de captação e o estádio Arena das Dunas. Conseguimos R$ 126 milhões para as obras de drenagem, via Orçamento Geral da União (OGU), mas não podemos utilizar”, ressaltou a prefeita. O total de desapropriações é de 434 imóveis, sendo 55 só no entorno da Companhia de Serviços Urbanos de Natal para dar passagem ao Complexo Viário da Urbana.

Assessorada por representantes da Comissão Permanente de Planejamento e Execução de Obras e Projetos da Copa 2014, que engloba as secretarias Mobilidade Urbana, Obras Públicas e Infraestrutura, Planejamento, Orçamento e Finanças, Meio Ambiente e Urbanismo, Juventude, Esporte, Lazer e Copa do Mundo da FIFA 2014, Gabinete da Prefeita e Procuradoria Geral do Município, Micarla de Sousa exemplificou um entrave revelando que o município elaborou um relatório de controle ambiental, encaminhou o documento ao Ministério Público e o mesmo contratou uma perícia junto à Universidade Federal do Rio Grande do Norte para analisá-lo, quando, segundo ela, não havia necessidade. Ao que tudo indica o parecer será positivo.

Foto de: Eduardo Maia
Concluída a intervenção inicial da prefeita, a secretária municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, Tereza Cristina Vieira Pires, fez uma apresentação minuciosa do projeto de Mobilidade Urbana para o secretário Júlio Eduardo dos Santos. Conforme ela, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), deu início no final de fevereiro de 2012, à primeira etapa das obras de mobilidade urbana, compreendendo, a execução do recapeamento asfáltico das ruas no entorno das avenidas Felizardo Moura, desde a Ponte de Igapó, Napoleão Laureano, Capitão-mor Gouveia até a Prudente de Morais.

O objetivo era dotar aquelas ruas de condições para servirem de opção de escoamento para o tráfego quando, de fato, tivesse início a execução das obras de implantação do novo sistema viário. Segundo a secretária, o Lote I abrange o corredor estrutural do Complexo Viário da Urbana. Está com os projetos executivos já aprovados pela Caixa Econômica Federal e atualmente está aguardando a licença de instalação da Semurb para a realização das obras do viaduto, com previsão de início em setembro.

De acordo com Tereza Cristina, a análise dos projetos geométricos, que dizem respeito aos dimensionamentos das vias do viaduto, já foi concluída. Para facilitar o trânsito durante a realização das obras do Lote 1, a Semopi concluiu o recapeamento de trechos e até de vias inteiras, totalizando intervenções em 27 ruas e avenidas, num total previsto de 44 vias. “Estamos estudando a possibilidade de um novo traçado para o projeto do viaduto da Urbana, no sentido de chegarmos a possibilidade de até não precisar mais de desapropriações na área”, disse a secretária. O projeto alternativo compreende um binário, sendo um corredor pela avenida Jerônimo Câmara e outro pela própria Mor-Gouveia. “Com isso, evitaríamos a desapropriação de 230 imóveis entre pessoais e comerciais. O ganho social seria estupendo e não atrapalharia a construção do viaduto da Urbana”, observou.

Em relação ao Lote II, que diz respeito aos entroncamentos no entorno do estádio Arena das Dunas, a previsão de início das obras é até dezembro. Atualmente este lote está na fase de desenvolvimento dos detalhamentos dos seus projetos executivos. A previsão é de que as obras sejam licitadas em outubro para início em dezembro. Para o Lote II, também estão previstos a construção de duas passarelas, sendo uma nas proximidades do Sebrae, em Lagoa Nova, e outra na avenida Prudente de Morais, na altura da rua Raimundo Chaves.

Fonte: PMN