Ônibus Volksbus Euro 5 será fabricado no México a partir de outubro

A partir de outubro próximo, a MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e dos caminhões MAN, passará a montar também no México o chassi de ônibus VW Volksbus 18.330 OT. Será o primeiro veículo Volkswagen Euro 5 montado e comercializado no mercado mexicano. O anúncio foi feito nesta semana em São Paulo por Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America, durante a apresentação do projeto itinerante "Rota Volksbus", que leva a frotistas de todo o Brasil as novidades da linha Volksbus 2012.



“É mais um passo no trabalho de internacionalização que fazemos com os produtos da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus. O VW Volksbus 18.330 OT será também o primeiro chassi Volkswagen com motor traseiro e aplicação fretamento oferecido ao consumidor mexicano. O modelo será montado a partir de outubro deste ano em nossa fábrica de Querétaro, que já produz os ônibus da marca MAN”, explica Cortes.

Pequenos empresários e até grandes frotistas mexicanos como Autobuses Valle del Mezquital, Flecha Azul, Grupo ADO, e IAMSA são os potenciais clientes da marca. Os clientes terão à sua disposição carrocerias rodoviárias das marcas Comil, Irizar e da mexicana Beccar, com forte prestígio nacional.

Produção e mercado:
O novo modelo de ônibus já é vendido no Brasil como parte da linha Volksbus 2012, apresentada pela MAN Latin America em primeira mão ainda em agosto do ano passado. Equipado com motor Cummins Euro 5 e dotado de tecnologia SCR, o VW 18.330 OT antecipará a norma de emissão de poluentes local Euro 5, e será enviado da fábrica de Resende (RJ) em kits SKD (conjuntos parcialmente montados) diretamente para Querétaro.

A MAN Latin America já fabrica no México os modelos de ônibus VW 8.150 e VW 9.150 equipados com motor dianteiro, além dos chassis de ônibus MAN R39 4X2, MAN R37 6X2 e MAN A69 diesel-gás. Os modelos de caminhões Volkswagen (Worker 8.150 e 9.150) e MAN (modelos TGX, TGM e TGS) são importados completos do Brasil e da Alemanha, respectivamente.

O mercado mexicano vem se recuperando dos efeitos da crise econômica mundial de 2009. De janeiro a junho deste ano, o atacado da indústria local de caminhões e ônibus alcançou 17.610 unidades, um crescimento de 10,2% em comparação com o mesmo período de 2011. Em junho, o atacado mexicano de veículos comerciais chegou a 3.480 veículos, resultado 14,2% melhor que o do mesmo mês do ano anterior. Os dados são da Associação Nacional de Produtores de Ônibus, Caminhões e Cavalos Mecânicos – Anpact.

Os ônibus Volkswagen já ocupam uma posição de destaque no mercado local, sendo uma das cinco marcas mais vendidas no atacado. De janeiro a junho deste ano, foram comercializados 226 chassis, com uma participação de 8%.

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos
Via Transporte Público do RN