Entrará o Terceiro dia e usuários sofrem com a falta do serviço da Riograndense

Não só os moradores do bairro de Nordelândia, mas todos os usuários que dependiam dos serviços da Riograndense estão sofrendo com a falta da mesma.

Por Josenilson Rodrigues

Como os serviços da Riograndense fazem falta | Foto de Josenilson Rodrigues
De forma oficial a SEMOB teve conhecimento da falência da empresa Viação Riograndense na manhã de ontem, mas desde Domingo (12/08) os moradores do Nova Natal e Nordelândia sofrem com a falta das linha 03 e 28.

A SEMOB junto ao SETURN tiveram uma reunião na Tarde dessa última Segunda Feira (13/08) para definir uma estratégia de plano emergencial para que possa resolver ou amenizar a situação dos usuários que utilizam os serviços da Viação Riograndense, mas até agora nada foi feito.

Falam em reforça as linhas vizinhas, logicamente essa estratégia não resolve ou minimiza nada, porque se reforçar as linhas vizinhas deveriam pegar esses carros de reforço e colocar pra circular nas linhas 03, 28 e 45.

Como todas as empresas querem ou desejam operar as linhas da Riograndense, então façam um rodízio, todo dia rodaria uma empresa diferente. Ex: Na Segunda rodaria uma empresa, na Terça outra e assim vai. Ou melhor, coloquem carros de empresas diferente para circular nessas linhas, utilizando o sistema adotado nas linha: 83, 85 e 600.

Em entrevista, o Marcio Sá (Secretário da SEMOB) disse que teria a possibilidade de aumentar o número de veículos de linhas vizinhas ou disponibilizar uma linha circular que atende-se os moradores de Nordelândia. Das Duas uma ou reativa a linha 597 que era operada pela a Riograndense, onde o circular fazia o conjunto completo do Nova Natal e da a volta no Terminal de Integração do Soledade I, que de integração só tem o nome ou pegaria a linha 600, aumentaria o tamanho dos carros e sua quantidade na frota e colocaria para circular no conjunto, tendo em vista uma alteração de itinerário onde empresários sairiam ganhando pois se a linha 600 tem demanda, com essa alteração terá muito mais. Isso seria uma medida emergencial alternativa, só para amenizar a situação.

Não sou formado em trânsito até porque não existe curso pra isso, mas de transporte entendo muito e acho que os órgãos públicos deveriam ter feito algo pelo o caso. Nem que seja provisório, mas que deveria ter feito algo.

Se a SEMOB ta assim, imagine o DER. Gente, além das linhas urbanas da Riograndense (03, 28 e 45) os usuários das linhas intermunicipais também estão sofrendo com a falta dos serviços que eram oferecidos pela a Riograndense. A linha 132 antes operada pela a Riograndense prestava um serviço sem muita qualidade, mas que atendia um pouco os moradores do conjunto Jardim Petrópolis.

Como a empresa Expresso Oceano opera a linha 133, a mesma deveria operar também a linha 132, eu sei que carros a Oceano tem, mas autorização do DER que é bom nada. Detalhe, o DER até agora ainda não se pronunciou.

Uns do 3 ônibus apreendidos pelo o SINTRO/RN
Foto de Josenilson Rodrigues
Além do bairro de Jardim Petrópolis de São Gonçalo do Amarante, as linhas intermunicipais como: Monte Alegre, Lagoa do Mato, São Bento, Redenção, Santo Antônio, Campestre, Bom Jesus, Tangará, Serra Caiada, Sítio Novo, entre outros distritos e comunidades que a empresa atendia estão sem ônibus. E aí, como fica? Será que algum plano emergencial já foi discutido para sancionar o problema? Ou as linhas serão abandonadas para os loteiros?

Bem, muitas perguntas e idéias, mas sem nenhuma resposta ou conclusão. Vamos esperar. Até lá os usuários podem utilizar os meios alternativos para chegar a sua cidade desejada, esse meio claro que é pelo o uso do transporte clandestino.

Já na linha 03, 28, 45 e 132 que não tiveram nenhum resultado, a prefeitura municipal do natal junto com o DER deveria liberar essas Quatro linhas para motoristas de ônibus particulares ou de fretamento.

Assim, a SEMOB e o DER teriam tempo para resolver os problemas e os moradores usuários das linhas não teria problemas ou dificuldades de executar o direito de ir e vir.