Busólogos estão em luto pela a falência da Viação Riograndense

Alguns blogs e sites da busologia potiguar estão fazendo suas homenagens a umas das empresas pioneiras do Rio Grande do Norte.

Por Josenilson Rodrigues

Força de vontade e de sempre querer fazer mais pelo o usuário isso entre os operários nunca faltou. Na manhã desse Domingo 12 de Agosto de 2012 no Dia Dos Pais a viação Riograndense fechou suas portas para o transporte público urbano pegando: funcionários, usuários e busólogos de surpresa.

Muitos busólogos, fãs e admiradores ficaram tristes com a notícia que abalou a estrutura cultura do transporte potiguar.

A empresa Viação Riograndense que vigorava desde 1951 encerra seu ciclo no transporte urbano no ano de 2012 deixando pra trás uma estrada de muitas histórias e vitórias, onde a mesma se perdeu em caminhos turbulentos nas quais afetou sua saúde financeira entrando em muitas crises.

No ano passado, se a Riograndense fosse uma pessoa física, teria entrado em coma quando deixou de operar a linha 45, onde a linha passou a ser operada pela a empresa Santa Maria, mas depois do “coma” volta ao normal, meio tonto mais voltou. As manutenções dos veículos pioram muito e a mesma volta a sofrer amargamente e tem alguns carros retirado de circulação a poucas semanas atrás. Mas, os mesmos voltam a circular e a Riograndense teria que apresentar novos planos comprando novos veículos. Mas, a Riograndense continuou firme em reformar ônibus, sendo o ultimo a sair da forma o 06034, mas sua crise financeira volta com força total, até que não resistiu e entrega os pontos decretando falência.

Em a empresa Viação Riograndense quando vigorava nas ruas da cidade do Natal, a mesma tinha um cuidado e uma atenção muito grande com nós busólogos. Lembro-me de ter chegado pela a primeira vez na porta da Riograndense para fazer fotos da frota e fui recebido como um rei, junto com o meu amigo Rossano Varela, claro, a recepção muito simples, mas o que vale é a intenção.

Em anos anteriores, a empresa chamava alguns busólogos para fazer fotos de sua frota quando os ônibus vinham novinhos em folha da garagem. Como disse, a Riograndense é uma empresa de Tradição e muita cultura e só pode conhecer outros busólogos a pouquíssimos anos atrás.

O Busão de Natal orgulhas-se em ter visitado as suas garagens sendo uma no bairro da Cidade Esperança na qual boa parte do terreno foi vendida a uma empresa de serviços de segurança e outra garagem no bairro de Nordelândia na Zona Norte de Natal. Por isso, nós que fazemos o site do Busão de Natal junto com afiliados estamos reunidos para uma grande homenagem.

Em nosso site, o banner principal passará 24h com esses banner personalizados onde utilizei a foto do amigo Alexsandro Azevedo e fiz uma linda montagem. Os banner irão aparecer para cada link novo gerado, são 4 banner com temas diferente são eles: Linhas urbanas, Linhas intermunicipais, Turismo e Linha interestadual, o muda no banner é a paisagem de fundo dando um charme a mais ao portal e representando as fases da empresa.


Gostaria muito de agradecer a toda atenção na qual a Riograndense tinha nos proporcionado e por valorizar a busologia, autorizando visitas em suas garagens e terminais para que pudéssemos fotografar os seus veículos na qual deixaram muitas saudades pra nós busólogos.

Torço muito para que a crise não afete o ramo rodoviário da empresa. Pois a Riograndense ainda dará a volta por cima.

Espero que tenha gostado da nossa simples homenagem, que foi feito de coração para uma empresa que é tradição no estado Norte Riograndense.