Volare apresenta minionibus especial para transporte de trabalhadores rurais em maior feira da agricultura

Por Adamo Bazani e Canal do ônibus
Matéria reproduzida no portal Ônibus Paraibanos



A Volare, fabricante de minionibus do Grupo Marcopolo, vai apresentar na maior feira de negócios do setor agrícola do País, a Agrishow edição 2012, um veículo destinado especialmente para transporte de trabalhadores do setor.

O Volare Campeiro, segundo a marca, tem como um dos objetivos suprir a falta de ônibus nas áreas rurais.

De acordo com levantamentos do Ministério do Trabalho e do INSS, muitos acidentes com trabalhadores rurais ocorrem nos deslocamentos. Boa parte destes trabalhadores é transportada em ônibus usados, com má conservação, dispensados dos serviços convencionais, com idade avançada, ou mesmo em caminhões.

Em nota divulgada pelo Grupo da Marcopolo, o diretor-executivo da Volare, Milton Susin, disse que o crescimento da marca em produtos fora de estrada motivou a participação da empresa no evento.

“Vamos expor o Volare Campeiro, primeiro miniônibus nacional desenvolvido para o transporte de trabalhadores rurais, e o Volare Escolarbus 4x4. Estes veículos demonstram, mais uma vez, a capacidade e a versatilidade da marca na concepção de projetos inovadores e de sempre lançar modelos diferenciados e específicos para as necessidades dos clientes” – disse Susin na nota.

O Volare Campeiro foi lançado no ano passado e possui características de robustez que o deixam apto para o serviço de transporte rural.

O comprimento total do veículo é de 9 metros, tamanho indicado para tráfego fora de estrada, onde os ônibus não podem ser muito longos. O entre-eixos do modelo é de 4,8 metros.

Inclusive, alguns veículos usados de outros sistemas têm os chassis e carrocerias encurtados em oficinas independentes. As características originais de fábrica são alteradas, o que é um risco a mais para a segurança dos passageiros, já que mesmo os projetos antigos, devem ter dimensões respeitadas.

O Volare Campeiro transporta 11 toneladas. A capacidade é de 31 passageiros sentados, além de motorista e auxiliar.
Os bancos são reclináveis e há maior espaço entre as poltronas para aumentar o conforto.

A distância entre o assoalho e o solo é maior em relação aos outros modelos por causa dos desníveis no trajeto que este tipo de ônibus pode enfrentar devido às condições de tráfego das áreas onde operam.

Os ângulos de entrada e saída, que ficam na parte dianteira e na parte traseira dos ônibus também são diferenciados, assim como o sistema de suspensão.

O veículo pode ter ainda toldos, mesas retráteis, geladeira e reservatório com capacidade para 40 litros, que mantêm refrigeração por 12 horas. Há também pias e cadeiras.

Estes equipamentos são ideais para situações onde não há locais para os trabalhadores fazerem as refeições. São plantações e áreas de trabalho distantes de alojamentos ou de serviços de saneamento. O ônibus assim pode virar uma espécie de área de alimentação e descanso.

Outra configuração é a que oferece dois banheiros por ônibus, feminino e masculino, também indicada para áreas onde há pouca estrutura para os trabalhadores.
Assim, o Volare Campeiro não se restringe a oferecer deslocamento, mas condições de trabalho e de descanso durante a jornada.

Os banheiros também contam com duchas para descontaminação de trabalhadores que usam agrotóxicos ou outras substâncias.

Os investimentos na compra de veículos como este pode trazer mais conforto para os trabalhadores rurais e evitar transtornos aos proprietários de áreas rurais ou prestadores de serviços desta natureza.

O eixo diferencial bloqueante é também um dos opcionais para o veículo enfrentar condições adversas de tráfego.

ÔNIBUS 4 X 4 ESCOLAR:

Na Agrishow, a Volare vai apresentar também a versão de ônibus para serviços em áreas de difíceis condições voltada ao Programa Caminho da Escola.
Trata-se de um minionibus escolar com tração nas quatro rodas: 4 X 4, inédito no Brasil.

Por causa do sistema de tração diferenciado, o veículo pode trilhar por lugares onde sequer há estradas ou em regiões alagadas.

A maior parte destes serviços se dá em áreas rurais também, por isso a apresentação na Agrishow.

O acionamento do sistema 4 x 4 pode ser feito pelo próprio motorista e há a opção de reduzida na força transmita às rodas e eixos.

Os ângulos de entrada e saída também são diferenciados e comprimento é de 6,78 metros,
indicado para veículos que trafegam em regiões sem pavimento, com pedras e com a necessidade de manobras mais difíceis em pouco espaço.

Com capacidade para transportar até 26 estudantes e com área para cadeira de rodas, o pequeno valente tem porta-cadernos atrás de cada banco e porta-mochilas. Isso significa segurança para os estudantes, já que os objetos não ficam soltos no veículo, o que pode ser um agravante em caso de colisões ou tombamentos. Os bancos possuem cinto de segurança.

Há espelhos colocados em posições especiais para melhor visualização do veículo e estudantes em volta. A quantidade e melhor posicionamento dos espelhos também facilitam as manobras, aumentando a segurança.

Assim como o Volare Campeiro, o Escolarbus também tem posição adaptada do tanque de diesel, tanque do ARLA 32 (Agente Redutor Líquido Automotivo), para atender às novas normas de restrição à emissão de poluentes, e do cárter. Todo sistema é elevado para que o veículo possa enfrentar estradas de terra, pedras e com lama sem danos aos equipamentos. Assim, as peças vitais do ônibus ficam mais protegidas do lançamento de pedras, galhos de árvores e outros objetos presentes em estradas não pavimentadas.

O veículo tem limitador de velocidade para até 70 quilômetros por hora, cronotacógrafo com GPS e bloqueador de ignição que não permite a partida do motor se o ônibus estiver engatado.

A Agrishow é um dos maiores eventos da América Latina de tecnologia agrícola. O evento está em sua 19ª edição e reúne os principais profissionais e as marcas do setor.

Ela vai ser realizada entre os dias 30 de abril e 04 de maio no Polo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios do Centro-Leste / Centro de Cana, ma Rodovia Antônio Duarte Nogueira, quilômetro 321, em Ribeirão Preto, interior paulista.