Ônibus com a terceira porta, è problema?

Recentemente as empresas vem investindo em ônibus novos com uma novidade para nossos padrões, é o uso da terceira porta que para os motoristas é um pesadelo pois os passageiros ainda não entende o verdadeiro significado dela.

Por Daniel Silva

Esse ai já veio completo com o maximo de acessiblidade e já com a terceira porta.
Bom pessoal... Vamos hoje falar um pouco dos problemas e desafios de certas novidades que estão em nosso busão de cada dia, é a tão temida terceira porta que veio há alguns anos em para servir exclusivamente para o uso de passageiros com necessidades especias e cadeirantes, mais passageiros mais desatentos ainda não aprenderam como funcionam essa porta.

Esse busão chegou com essa configuração de 2 portas.
A empresa reforma e coloca a terceira porta em vários veiculos de sua frota
Pois bem pessoal... É complicado pois em Natal o costume sempre foi com a porta na frente e outra atrás mais a ultima mudança que eles tiveram que se adaptar foi na subida e descida que antes era feita pela porta dianteira e subida pela traseira, foi uma mudança radical nos costumes nos anos 90, demorou mais enfim deu certo.

Após anos sem mudanças o padrão era esse com subida pela frente e descida por trás.
Mudanças radicais demoram para se adaptar mais com uso diário não existe esse que não aprenda; Agora o que tem haver com a terceira porta isso tudo? Muito simples, pois o Natalense vem sendo alvo de varias mudanças em um curto período de tempo vamos lá exemplificar alguns.



Em 2006 mais ou menos as empresas de Natal investiram em ônibus com portas no centro do ônibus ficando as portas muito próximas pois apenas o eixo dianteiro as separavam, mais não deu muito certo e com a chegada dos elevadores para cadeirantes essas portas centrais acumulavam muita gente sobre ela e danificando os elevadores sem falar em gastos com manutenção em aliamentos de pneus pois o peso se concentrava mais em uma única parte do veiculo.

A solução seria a terceira porta que em alguns veiculo fora adaptado para seu uso, mais os passageiros não entenderam muito e até hoje forçam os motoristas a abri las, empresas como Reunidas que tem em sua frota ônibus tipo Truck's foi a primeira a adaptar seu veículos para ter uma nova porta passando assim para a traseira a descida dos passageiro que ainda não entendem... aviso foram colocados e ainda não são suficientes gerando problemas para o motorista que é o mais prejudicado.

A solução para Natal nesse período em que vive nosso transito é realmente um busão grande com o máximo de acessibilidade possível.
Agora minha opinião é a seguinte, padronizar todos os ônibus de Natal e grande Natal para o uso de descidas e subidas por determinadas portas e alertando os passageiro de forma maciça a importância do elevador de cadeirantes e a desobstrução da porta central para que a mesma possa ficar livre para o seu verdadeiro uso, pois o que acontece hoje em toda Natal e grande Natal é uma verdadeira desorganização por parte das empresas que tem em sua frota todo o tipo de ônibus com varias configurações de portas e isso complica o usuário que pega vario ônibus e cada um é diferente do outro, mais as empresas vem tentando padronizar da forma que pode, pois estão vendo os problema que esta causando uma simples porta.

Esse busão foi o primeiro a chegar como um protótipo com carroceria VW que inovava com a terceira porta.
Atentamos para todas as empresas que se censibilizem com esse acontecimentos que prejudicam os passageiros mais hoje quem sofre com tudo isso é aquele que esta todos os dias representando vocês por trás do volante.

Fonte: Mix Bus RN