O transporte nosso de cada dia: ônibus, trens, carros, motos e bicicletas...

O  carros   concorrem  com motos e bicicletas, motos e bicicletas que concorrem com ônibus e ônibus que concorrem com trens .

Qualquer meio de transporte nunca dará certo em um país em que os sistemas de transporte  são concorrentes uns dos outros. Poucas são as cidades que interligam os meios de transporte para melhorar a qualidade de vida de sua população. No Rio Grande do Norte não existe nenhuma cidade.

A falta de integração com todos os meios de transporte, vem tornando o trânsito nosso de cada dia inviável. Com inteligência e sem radicalismos de certos grupos o trânsito pode melhorar gradativamente.
Construção de edifícios - garagem, estações de trens, ônibus  ou bicicletários em pontos estratégicos seria uma das soluções.
 Ônibus e transportes alternativos  fazendo baldeação com trens    é uma grande solução para diminuir o número de veículos nas ruas e o tempo de viagens dos seus passageiros. A ideia já foi apresentada à prefeitura e ao SETURN e foi engavetada, segundo uma fonte da CBTU que preferiu não se identificar. Por vez a CBTU poderia também realizar viagens aos domingos e feriados já que as operações são suspensas em dias assim, algo incompreensível.
A construção de edifícios - garagem seria uma excelente alternativa para a região central, tendo uma interligação  com bicicletários e com sistema de transporte público.Mas o projeto também está na gaveta.

Ciclovias e bicicletários interligados ao transporte público

Em nosso estado o único bicicletário interligado com o transporte público é oferecido  pela CBTU em sua estação  ferroviária de Parnamirim. No lugar ficam estacionadas cerca de 100 bicicletas por dia, ao custo de R$ 0,50 com o bilhete da passagem incluso na taxa.

Já as ciclovias ligam nada a lugar nenhum, não existe nenhuma ciclovia interligada com o sistema de transporte público e nem entre as próprias ciclovias.

Mototáxi
Mototaxista transportando passageiro sem capacete com bezerro no colo no interior do RN
O serviço de mototáxi em nosso estado é um sistema  que foi adotado por algumas cidades do interior, mas a ingestão de álcool por profissionais e a falta de um curso específico para classe, pode colocar em risco a vida de quem precisa usar o transporte.
Trânsito problema de saúde

A falta de planejamento e falta de compromisso dos nossos gestores faz com que o nosso sistema de transporte vire concorrente um do outro, um prejuízo enorme aos cofres púbicos no modo geral, já que o problema atinge diretamente o setor da saúde,  devido aos acidentes e aos problemas psicológicos causados pelo caos no trânsito que vivemos e  que lotam os nosso hospitais e postos de saúde. 
Pelo que estamos vendo, ambulâncias estão fazendo bem a baldeação em nossas vias. Transportam as nossas vítimas de acidentes de trânsito para os hospitais .