Edital do transporte público poderá atrasar

O prazo para elaboração do edital dos transportes públicos de Natal poderá ser prorrogado mais uma vez. Isto porque a empresa paulistana Oficina Consultores Associados, escolhida para fazer o edital por meio de licitação da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), entregou até agora apenas o primeiro, de quatro "produtos" previstos para serem entregues ao município. Na época do anúncio da consultoria vencedora, em setembro, a Semob previa que o documento ficasse pronto em quatro meses, ou seja, final de janeiro, e que até março de 2012 o novo edital (o da licitação do sistema propriamente dito), fosse publicado.

Por causa disso a prefeitura ainda não pagou à Oficina Consultores nenhuma parcela do total de R$ 922.028,20 previstos pelo serviço, conforme menor preço global oferecido pela empresa para elaborar os estudos técnicos necessários à licitação do novo sistema de ônibus e opcionais da capital. Com a licitação, a ideia é que haja mais polos geradores de viagens, passando para pelo menos 13, e incluindo destinos como Igapó, Felipe Camarão e Ponta Negra, além do polo composto pelas vias Bernardo Vieira, Capitão-mor Gouveia, Salgado Filho e Km 6.

Natal prorroga a licitação do sistema desde 26 de junho de 2003, quando venceu o primeiro prazo para concessão das linhas de ônibus do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município do Natal (Seturn). Na época, o município prorrogou as permissões por mais sete anos, prazo que terminou em 27 de junho de 2010. Em maio deste ano, a Promotoria de Defesa do Patrimônio Público requisitou, na 4ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal, a deflagração do certame. As sete empresas que operam em Natal funcionam através de permissões da prefeitura. Com a licitação, espera-se que haja melhoras no sistema de transporte público da capital.

Fonte: Diário de Natal