A história do Transporte Intermunicipal de Passageiros no Rio Grande do Norte



A história do Transporte Intermunicipal de Passageiros no Rio Grande do Norte começou bem antes da chegada dos primeiros ônibus e do surgimento das empresas pioneiras.

Os mistos e as "sopas" foram os primeiros meios de transporte intermunicipal do nosso estado.

Vicente e o irmão Luiz Flor vinham de Nova Cruz para Natal. José Alves, o "Zeca da Sopa", rodava na região de São Paulo do Potengi. Arthur Dias ligava o Seridó à capital e Francisco Cabral foi pioneiro na região de Macau.

Naquela época heróica, todos cruzavam as estradas cheias de poeira e dificuldades do Rio Grande do Norte para cumprir seu dever de transportar as pessoas com segurança e pontualidade, garantindo, desde então, o direito fundamental de ir e vir a todos os norteriograndenses.

A partir dos anos 60, com a chegada dos primeiros ônibus e a construção de novas estradas, nos trechos onde o caminho era de barro, de areia ou de pedra, e outras ligando regiões ainda distantes.

Com o início da modernização do transporte intermunicipal de passageiros no Rio Grande do Norte, a partir dos anos 70, introduz-se um novo modelo e as empresas passam por mudanças significativas em sua forma de operação e funcionamento.

Surgem nesse período, também, os primeiros marcos legais que regulamentam o transporte público de passageiros em nosso estado e delegam esse dever do Estado aos cuidados da iniciativa privada, por meio de concessão ou permissão.

Novas linhas foram criadas, novos veículos foram adquiridos, novas cidades foram incorporadas às linhas de transporte intermunicipal, novos passageiros passam a utilizar-se do serviço prestado pelas empresas e novas regiões começam a figurar no mapa do Rio Grande do Norte, integradas pelo transporte público.

É nesse período que se iniciam as discussões para a organização de uma entidade dedicada à defesa dos interesses do transporte de passageiros no estado e nasce o Setrans – Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Rio Grande do Norte.

Inicialmente, o Setrans congregava todas as empresas do transporte público do nosso estado, mas a partir de 1998, com uma mudança de ordem política, o Sindicato passa a concentrar seus esforços unicamente na defesa dos interesses das empresas de transporte intermunicipal de passageiros.

Assim, a luta pela melhoria das condições necessárias à prestação desse serviço essencial à população, de forma segura, com qualidade, remuneração justa e amplo interesse social, passou a ser uma luta de todos os empresários do transporte intermunicipal, reunidos em torno de seu sindicato.

Fonte: Setrans RN