Sest-Senat e CNT lançam Transporte na Copa em Natal

Programa deve formar mais de 380 mil profissionais do setor de transporte nas cidades que receberão os jogos da Copa de 2014.

Foto: divulgação
O programa O Transporte na Copa, desenvolvido pelo Sest Senat, foi lançado em Natal e deve formar mais de 380 mil profissionais envolvidos com o setor de transporte em todas as 12 cidades-sede que receberão os jogos da Copa de 2014.

O objetivo principal é preparar o setor de transporte para representar o país com educação, agilidade e conhecimento da cultura nacional, levando uma imagem de eficiência e qualidade na prestação de serviços.

Em Natal, a meta é qualificar 7.887 trabalhadores entre taxistas, motoristas de ônibus urbano, motoristas de ônibus de turismo, cobradores, agentes de bordo, agentes de turismo e atendentes do setor de transporte em geral. O programa também será lançado em Recife (PE), Brasília (DF), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (BH), Cuiabá (MT), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), São Paulo (SP) e Manaus (AM).

Nos próximos três anos serão oferecidos cursos de qualificação dos profissionais do transporte com uma nova grade curricular abordando, além de temas como direção segura, qualidade no atendimento e na prestação de serviços, outros como cidadania, meio ambiente, comportamento no trânsito, turismo e idiomas (inglês e espanhol).

Foto: Divulgação


Para Eudo Laranjeiras, presidente do Conselho Regional do Sest Senat Nordeste II, que engloba os Estados do Rio Grande do Norte e Paraíba, o aspecto mais importante do programa é o legado que ele deve deixar para a cidade de Natal. “A construção de obras para a Copa é importante, mas a construção do conhecimento dos profissionais que vão trabalhar durante o evento é muito maior”, concluiu.

“Esse programa consolida o trabalho que já é desenvolvido pelo Sest Senat. Nós taxistas, somos os primeiros a fornecer as informações da cidade para um turista que acabou de chegar e para isso precisamos estar bem preparados”, disse Genário Torres, diretor da CoopTax Natal.

Ressaltando a necessidade de melhorias que ainda devem ser feitas no transporte público de Natal, como a criação de faixas exclusivas para ônibus, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte do Rio Grande do Norte, Nastagnan Batista da Silva, também parabenizou o lançamento do programa. “Já nos esforçamos bastante para receber bem os visitantes da nossa cidade e esses cursos nos ajudarão ainda mais.”

Fonte: Nominuto.com