UFRN solicita novo circular à Prefeitura

Apesar de contar com 36 mil alunos, universidade só dispõe de 5 coletivos para transportá-los

Por Maiara Felipe

AUniversidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) conta atualmente com 36 mil alunos na e a expectativa é que essa quantidade aumente em cerca de 10 mil estudantes até 2013. Somente no último ano, seis mil vagas foram abertas. Cerca de 90% do total dos universitários têm aulas no próprio Campus, inclusive aos sábados. Mas apesar de todos esses números, a universidade conta com apenas cinco ônibus, que circulam em horários não controlados, e nos sábados transportam os alunos somente até o meio dia. As frequentes reclamações dos alunos e funcionários levaram a reitora Ângela Paiva a procurar a prefeita de Natal, Micarla de Sousa, para solicitar pelo menos mais um veículo. O simples pedido da reitora pode ser atendido somente no próximo ano, quando os estudos para licitação do transporte público natalense forem concluídos.

 Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press
Reforço na frota da UFRN só será possível após licitação do transporte público

O superintende de Infraestrutura da UFRN, Gustavo Rosado Coelho ressaltou que o pedido de aumento da frota já tinha sido feito à Prefeitura, contundo, com o crescimento da demanda de alunos, a necessidade tornou-se mais latente. O Município é responsável pela ordem de serviço dos ônibus que circulam no Campus, assim como da fiscalização dos seus horários de funcionamento. "Estamos recebendo muitas reclamações de alunos sobre os ônibus. A superlotação é uma das maiores queixas do alunado", declarou. Com o início das viagens da frota inversa, Gustavo acredita que o sexto ônibus se tornou fundamental. "Além do aumento é necessário que todos os ônibus sejam dotados de acessibilidade e atualmente nenhum dos que circulam no Campus é acessível", reforça.

Foto de Josenilson Rodrigues | Foto Arquivo

Embora tenha firmado o compromisso de construir um terminal para abrigar os trabalhadores das empresas de ônibus que atuam na universidade, a Prefeitura de Natal não cumpriu o prometido até o momento. Como forma de tornar o processo mais rápido, a UFRN publicará nos próximos dias uma licitação na ordem de R$ 50 mil para executar a obra. A coordenadora geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFRN,Melayne Macedo, que também participou da reunião com a prefeita, afirmou que o Município já tinha se comprometido anteriormente na ampliação e fiscalização dos circulares, mas nada foi feito. "O último circular deveria passar às 10h40, mas ele sempre sai antes do horário e muita gente acaba perdendo", disse a estudante.

Micarla de Sousa pediu a secretária municipal de Mobilidade Urbana (Semob), Elizabeth Thé, que envie uma equipe de fiscalização para averiguar se os ônibus estão ou não cumprindo os horários de circulação, para a partir daí tomar as medidas necessárias. Segundo da titular da pasta, depois que a UFRN enviar os estudos sobre a demanda do circular será realizada uma avaliação, dentro de dez dias, para saber se é necessário um novo ônibus de forma imediata. Caso contrário, a secretária confirmou que a quantidade de ônibus para UFRN poderá aumentar somente após o resultado do estudo que vai elaborar a licitação do transporte público de Natal.

Pleito

A reitora Ângela pleiteou para que a UFRN seja incluída dentro dos projetos de infraestrutura de mobilidade urbana da Copa do Mundo de 2014, como por exemplo, as melhorias na sua malha viária e na sinalização de trânsito. "O anel viário do Campus Central será uma das principais vias de acesso da cidade até o Arena das Dunas e por isso a nossa reivindicação", explicou a reitora. Micarla de Sousa informou que vários projetos já foram definidos. "No caso da UFRN, o que podemos fazer é buscar, junto a bancada federal, recursos por meio de emendas para viabilizar estes projetos de mobilidade urbana", justificou Micarla.

Fonte: Diário do Natal