Resultado de enquete mostra satisfação de usuários no requisito transporte coletivo
O Busão de Natal realizou no mês passado uma enquete que diz respeito à nota que a população dá para o sistema de transporte coletivo de nossa cidade. A enquete foi encerrado com 126 voto, sendo 34% dos votos a população dá uma nota boa na qualidade dos ônibus de Natal ou de região metropolitana.
A enquete serviu para mostrar se a população está realmente satisfeito com os serviços prestados pelas as empresas de ônibus de Natal só 18% dos usuários que votaram acharam que o serviço está muito ruim e deve melhorar.
Agora o Busão de Natal quer saber se a população prefere a Estação de Transferência ou o Passe Livre, essa enquete ficará no site até o último dia desse mês, e iremos fazer uma pequena discussão sobre o resultado.
Sobre o resultado, o nosso transporte está sim realmente bom, mas para ficar perfeito do jeito que é pra ser irá demorar algum tempo. Mas as empresas estão investindo em ônibus novos ou ônibus semi novos, mas a população (usuário) deve entender que no ônibus todos somos iguais e todos devem conservar o busão que é de nosso dia-dia, além disso quem desfruta dessas máquinas somos todos nós, por isso conversar é uma boa direção para que eles continuem novos.
Nossa até em pesquisa o Busão de Natal não falha.
ResponderExcluirMas os serviços oferecidos pelas empresas até que são moderadamente boas, mas a qualidade de alguns veículos deixa a desejar como a empresa Viação Riograndense.
Natalense nao faz nem a mais leve ideia do que e' um onibus urbando de verdade.
ResponderExcluirNao existe um unico onibus urbano de verdade sequer rodando em lugar nenhum de Natal hoje.
Nem unzinho sequer.
O que tem aqui em Natal sao estruturas de caminhao, com chassis de caminhao, caixa de marchas de caminhao, motor de caminhao, adaptadas, e muito mal adaptadas diga-se de passagem, para transporte de passageiros.
Onibus urbano de verdade nao tem motor dentro da cabine de passageiros. Tem motor traseiro.
Onibus urbano de verdade nao tem piso na altura de caminhao, tem piso rebaixado para acesso mais facil de passageiros.
Onibus urbano de verdade anda aos solavancos por conta de uma caixa de mudanca operada manualmente: tem cambio automatico.
Onibus urbano de verdade nao faz "nheco-nheco" em cima de molas de caminhao: tem suspensao pneumatica ajustavel, que rebaixa o veiculo quando as portas sao abertas para embarque e desembarque.
E numa cidade que fica a pouco mais de 200Km da linha do equador, onibus urbano tem que obrigatoriamente ter ar condicionado. Nao e' luxo: ar condicionado perto da linha do equador e' necessidade.
A populacao de Natal nunca andou num onibus urbano de verdade. Entao nao tem nem como avaliar qualidade de onibus.
Porque no dia que conhecer um onibus urbano de verdade a populacao vai cravar "pessimo" em qualquer enquete que for feita hoje...
Até que o comentário de Wilson Azevedo é verdadeiro, pois em SP ele tem ônibus de piso baixo e lá não faz barulho e detalhe eles demoram muito para sair de circulação pois são bem conservado.
ResponderExcluirWilson Azevedo vocêe stá de parabéns! Sou usuário e enfreto diversas dificuldades no sistema que não é lá essas coisas, mas o nível do meu voto nesta enquete do Busão de Natal foi de BOM, nos anos anteriores tivemos pessimos ônibus e agora estão adaptados, mas reclamo pois os ônibus vem muito lotado e demoram muito, deixando o servivo a desejar.
Por isso não votei perfeito porque não é.
Rodrigo, uns dos ônibus da Riograndense empresa essa que você gosta tanto etá com um um Urbanuss com a carroceria comprometida, pois vie isso na Bernado Vieira quando fui ao curso, quando o ônibus passou nos buracos da avenida, a parte traseira se abriu de geito que pensei que a traseira iria se descolar do ônibus.
ResponderExcluirPor isso votei RUIM, pois é a realidade do nosso transporte coletivo de Natal.
E o Busão de Natal está de parabéns em fazer enquetes que tenha haver com a opinião dos usuarios, pois já estão pensando em aumento e nada de bom acontece.
A exemplo disso é a mudança do itinerário da linha 59 da Conceição, fizeram isso só para economizar 1 ônibus, mas que vergonha.
Já na linha 67 todos sofrem, com a demora e as precárias que a empresa coloca pra circular lá, apesar de que a Guanabara que era exemplode manutenção agora está quebrando mais do que nunca nas ruas de Natal.
Que absurdo.
Natal sofre sim com o sistema de transporte coletivo no geral, a de trens urbanus não é lá essas coisas, mas a passagem é bem acessível a todos, já a dos ônibus isso é absurdo o que pago hoje.
ResponderExcluirO Ônibus hoje oferece sim um pouco de acessibilidade aos usuários mas em termos de conforto nem tanto, tiro como exemplo os carros da empresa Transportes Conceição que não são lá essas coisas e a empresa Viação Riograndense, que eu acho uma pouca vergonha aqueles carros rodarem daquele jeito em pessimas condições de uso, onde tem carros de 19 anos rodando.
Pra mim o que a empresa Riograndense está fazendo é desafiando os poderes maiores que nem se que tomam uma atitude a respeito do mesmo.
O caso da Riograndense é sério, mas, o mais sério ainda e menos greve é os carros de 1999 da empresa Transportes Guanabara estarem rodando no ano de 2011, uma empresa daquele porte já deveria ter feito a troca de todos os esses carros considerados velhos.
Pagamos uma passagem alta e merecemos respeito e conforto por parte dos empresários.
Mas galera o que é isso, isso tudo por causa de uma enquete? Deveriamos ficar feliz com o que temos, pois a qualidade desses carros melhorou muito de um tempo pra cá e ainda vai melhorar bastante.
ResponderExcluirAlgumas pessoas pensam que as empresas de ônibus tem bilhões de Reais todo mês mas isso não é assim. Os custo de manutenção, funcionários, combustivel, imposto, contas como de: internet, luz, água, aluguel e de muitas outras coisas, isso são gastos tremendos de grande.
Ememplo se uma empresa tem uma frota em média de 130 ônibus e todos fazem viagem intermunicipais, o custo de combustivel chega à R$120,600 todo o mês. Isso é uma base no que uma empresa de ônibus rodoviária paga para manter os carros rodando com óleo Diesel, imagine quando paga um empresa de ônibus de linhas urbanas, que tem chegar no terminal e muitos saem assim que chega.
Por isso glerinha, não vamos reclamar de "barriga cheia", lembre-se que na maior parte das vezes, somos nós que acabamos com o transporte coletivo, muitos ônibus novos estão com alguns bancos rasgados e porque o carro está circulando, para o cidadão não possa ficar sem um ônibus na linha.
Muitos não estão botando fé na licitação que está vindo por rair, mas ela vai chegar e os ônibus irão melhor.
Há, sobre os ônibus que são uma caixa em cima de chassi de ônibus isso é verdade, mas em todo canto tem até em curitiba.