Edital de consultoria será publicado até sexta-feira

Foto divulgado no blog: memoria754.blogspot.com
Até esta sexta-feira deverá ser publicado o edital para a escolha da consultoria especializada que vai montar o edital de licitação para concessão do sistema de transporte público da capital, que provavelmente vai ser lançado em março do próximo ano. As informações são da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), que criou uma comissão técnica para acompanhar o processo.

Atualmente sete empresas prestam serviços de transporte urbano em Natal: Santa Maria, Conceição, Cidade do Natal, Riograndense, ViaSul, Reunidas e Guanabara. Com a mudança no sistema, possivelmente esse número será reduzido, e pode ser que haja até mesmo redução também na frota de ônibus que atende à população. "Mas com certeza o sistema será otimizado. A empresa de consultoria fará justamente esse estudo na rede, observando onde é possível otimizar os percursos. As linhas de ônibus serão mais bem distribuídas", garante Ana Elizabeth Thé, titular da Semob.

Outra pretensão da Semob é priorizar quem anda de ônibus na cidade. "Queremoschegar a um nível tão bom que as pessoas não queiram usar seus carros, e sim façam a opção pelos ônibus". Após a concessão, Ana Elizabeth prevê que haja uma melhoria na qualidade dos transportes, como por exemplo mais acessibilidade para cadeirantes e pessoas com deficiência. "Além disso, também será uma forma de cumprir o último Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado com o Ministério Público do Estado. Tudo vai ser contemplado", declarou a secretária.

Detalhes

A licitação para concessão dos transportes públicos requer uma consultoria especializada porque, segundo a prefeitura, são muitos detalhes técnicos que o edital deve conter. "Envolve tecnologia da informação, envolve a gestão do sistema, carregamento das redes, a modelagem das linhas, as linhas troncais, radiais e alimentadoras, o transporte opcional, o trânsito da cidade, enfim, variáveis que são muito complexas", afirmou Ana Elizabethe Thé.

Em 15 dias os envelopes do certame serão abertos e as empresas interessadas serão conhecidas. "A maior exigência da prefeitura é que a empresa de consultoria tenha experiência na área de transporte público, comprovável através das certidões que as interessadas vão nos fornecer. Após recebermos as propostas, para homologação, será dado um prazo para os recursos. A Semob vai acompanhar todo o processo". (Sérgio Henrique Santos)

Fonte: Diário de Natal