Idoso mostre sua carteira de gratuidade ao motorista de ônibus. Isto é Lei

Assunto que gera muita polemica: motoristas de ônibus fazem a sua parte, mas na hora do embarque o idoso não faz a dele.

Muitas reclamações de usuários e motoristas estão chegando ao e-mail do site através de nossa ouvidoria pela a página Fale Conosco. O motivo dessas reclamações é o embarque dos idosos no transporte coletivo de nossa cidade.

Este mês, o nosso site fez uma enquete onde mostra qual empresa de ônibus que desrespeita o idoso, mas será que a empresa tem alguma coisa a ver com isso? E os motoristas, será que eles vêem o idoso pedir parada para fazer o embarque traseiro garantido por lei? Ou é o idoso que faz o acidente acontecer devido a falta de educação?

Pois bem, na postagem do resultado de enquete, um comentário chamou muita atenção, foi o comentário de uma motorista da empresa Transportes Guanabara Erimar Dantas, ao ler a matéria ele deu alguns exemplos por parte dos idosos que eles não cumprem os seus deveres e acaba resultando em queda ou em um acidente mais grave.

É muito comum ver idosos embarcar nos ônibus sem pedir parada e ao ver passageiros desembarcando eles embarcam na hora que o ônibus está se deslocando ocasionando uma queda.

Um exemplo simples e que ocorreu está semana foi na empresa Viação Riograndense, alguns usuários iria fazer o desembarque nua parada da Av. Bernado Vieira, quando do nada uma idosa fez o embarque sem anunciar ao motorista, ela entrou no ônibus quando o ônibus já estava se deslocando, ela ficou imprensada entre as portas do veículo e gritando, o motorista parou o ônibus na hora e ficou em estado de choque pelo o que fez sem querer.

Os passageiros do ônibus culparam a idosa que não mostrou a carteira e nem pediu parada. Exemplos como esse se repetem no dia-dia de um motorista, mas nem sempre os passageiros ficam no lado do motorista e quando acontece um incidente desse, eles chamam todo o tipo de nomes com o motorista descriminando a atenção que ele tem ao dirigir e não vêem o lado dele. Por isso as vezes acidentes acontecem com aquele motorista em horário de trabalho devido o abalo emocional que o condutor teve devido as reclamações de usuários que não ver o lado do motorista e acaba julgando errado, fazendo pouco do motorista que foi trinado para aquela profissão.


Um motorista da linha 01 que pediu pra não se identificado alegou que a linha tem uma demanda muito grande de passageiros idosos e que a maioria deles não apresenta a carteira e não fazem paradas. Muitos deles não prestam atenção nem na linha do ônibus e embarca sem saber, isso ocasiona os famosos desaparecimentos de idosos.

As empresas de ônibus do Natal fazem sempre uma reciclagem com os seus colaboradores, mas existem alguns que não dão muita atenção no embarque dos idosos, esses devem ser denunciados, mas á grande maioria fazem sua parte com responsabilidade e os idosos devem mostrar a carteira porque este gesto é obrigatório por lei e muitos não cumprem.

O idoso fazendo a sua parte de mostrar a carteira, muitos acidentes poderão ser evitados. Pois o motorista ficará ciente desse embarque assim como acontece com os passageiros normais, basta fazer o gesto de parada com a carteira na mão no caso do idoso e fazer uma viagem com mais segurança.

Assim pede todos os motoristas de ônibus do Natal seja de que empresa for. Nessa atitude todos saem ganhando.