Busão de Natal ouve motoristas do PQ. Coqueiros sobre acidente com idoso em ônibus
Os motoristas do terminal do Parque dos Coqueiros todos fizeram várias queixas quando o assunto se trata do embarque de idosos nas paradas de ônibus de nossa cidade Natal. Muitos deles contaram história de que alguns idosos nem mostra a carteira e já querem fazer o embarque sem nem solicitar, batendo na lateral do ônibus.
Os passageiros reclamam de algumas atitudes de muitos motoristas, mas por lei o idoso deve solicitar o embarque como os outros estendo a mão e mostrar na porta dianteira do ônibus o cartão de gratuidade ou um documento com foto ao motorista de ônibus, mas ninguém ver isso e sempre culpam os motoristas quando algum acidente acontece.
Na visão dos motoristas, as empresas junto com os seus parceiros fazem palestras sobre o assunto de embarcar com segurança o idoso, isso eles já sabem até demais, segundo eles o certo seria fazer campanhas ou palestras para os idosos, pois muitos deles fazem nem um tipo de manifestação para pegar um ônibus e quando o ônibus está saindo eles invadem a porta traseira na maior cara de pau correndo o risco de ser prensado.
Um motorista em avaliação da linha 77 disse que ontem quase imprensou uma idosa devido o embarque não solicitado, ela abriu o maior barraco porque foi quase empresada e o cobrador disse “A senhora era pra mostrar a sua carteira de gratuidade na porta dianteira do ônibus e não subir assim. Isso pode ser um perigo pra senhora! Quase quebrou o braço.” A senhora respondeu “Eu queria que tivesse quebrado o braço, pra eu colocar o motorista na justiça.” Nesta conversa a senhora deixou bem claro que ela queria prejudicar o motorista do ônibus que fechou a porta e quando a porta estava fechando abriu rapidamente para que a porta não machucasse a senhora. O certo seria mostrar a carteira de gratuidade ao motorista como disse o cobrador, mas como não fez isso quase se machuca.
Muitos acidentes seriam evitados se todos os idosos mostrassem a carteira, mas não mostra, o que eles simplesmente fazem é ficar na porta traseira com a carteira de identidade batendo na lateral do ônibus para que o motorista abra a porta e assim seja feita o embarque.
As empresas de ônibus junto com a comunidade deveriam fazer campanhas explicando ao idoso como fazer pra pegar um ônibus com segurança, pois dependendo da pessoa, uma trancada de porta pode até matar o indivíduo. As palestras deveriam ser feitos em prédios públicos como escolas, centro comunitários ou até mesmo em praças.
Por isso se você é idoso mostre a sua carteira ao motorista de ônibus ou faça o sinal para que ele possa abrir a porta do ônibus, pois sem essas pequenas atitudes você corre um grande risco de machucar. Lembre-se se você não der lavor a sua vida. Quem vai dar?
Josenilson parabéns pela a pesquisa, pois os idoso na maioria das vezes não mostra o cartão e se nós enpresarmos é sem querer, mas as empresas não entendem e desce o cacetem em nós principalmente os usuários.
ResponderExcluirEu sou motorista da Via Sul e sei do que estou falando.
na minha concepçao, o embarque deveriam ser feito todos pela frente como era antes e como tbem vem acontecendo na empresa trampolim da vitoria, onde todos os idosos embarcam pela frente, isso evitaria uma serie de transtornos
ResponderExcluir