Usuários aprovam as mudanças nas paradas das linhas dos Pontos de ônibus da Ulisses Caldas

Foto divulgação
As modificações implementadas pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), dividindo as linhas de ônibus quanto às paradas dos transportes coletivos da Rua Ulisses Caldas, na Cidade Alta, já estão trazendo melhorias sensíveis aos usuários. Segundo o fiscal de transporte da Semob, Lúcio Medeiros, os congestionamentos de ônibus que ocorriam nos horários de pico – às 7h, às 12h e 18h – diminuíram sobremaneira, melhorando o tráfego de veículos na via. “Melhorou a agilidade do fluxo dos ônibus nas paradas, além de aumentar a velocidade no embarque e desembarque dos veículos”, disse o fiscal de Transporte, Lúcio Medeiros.

E são os próprios usuários que atestam a eficácia da medida. “É certo que as pessoas têm uma certa resistência a qualquer mudança, no entanto, tenho visto que os ônibus não param mais em filas duplas, como acontecia antes”, observa o aposentado da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Carlos Henrique da Silva.

Modificações estas que não se refletiram apenas em melhorias para os passageiros, mas também no trânsito em geral da Rua Ulisses Caldas, principalmente no Ponto de Ônibus que fica próximo ao Camelódromo da Cidade Alta. Agora, os veículos pequenos, que se amontoavam de forma desordenada – em função das filas duplas, trafegam com uma maior fluidez.
Educadores de trânsito

Além dos fiscais de transporte, a Semob também disponibilizou nas duas Paradas de Ônibus educadores de trânsito para orientarem os usuários a respeito das mudanças, que se dividem em equipes nos horários das 7h às 10h, das 11h às 14h e das 15 às 18h. “As pessoas já estão compreendendo e aceitando as modificações, pois sentem que o acesso aos ônibus ficou mais fácil”, disse a educadora de trânsito, Italiane Silva.

Reiterando, o funcionário público federal, Sérgio Julião, disse que muitas vezes, acontecia dos ônibus passarem direto - sem parar – devido à desorganização e por não terem espaço para parar. “A divisão dos locais das paradas das linhas desafogou o trânsito, fazendo com que os transportes coletivos parem e nós usuários não percamos a viagem”, disse Sérgio Julião.

Camelódromo da Cidade

Linhas: Via Prudente de Morais
24-Planalto/Ribeira, Prudente de Morais
35-Rocas/Candelária, Praça
41-Cidade Nova/F. Camarão, Ribeira
56-Rocas/ Ponta Negra, via Costeira
46-Ponta Negra/Ribeira, Praça
68-Alvorada IV/Ribeira, Petrópolis
78ª-Santarém / Ribeira, Ponte N. Navarro
84-Soledade I/Newton Navarro, Moema Tinoco
85- Soledade I/Newton Navarro, Florianópolis

Prefeitura do Natal

Linhas: Via Hermes da Fonseca
33ª-Planalto/Praia do Meio, Hermes da Fonseca
37-Rocas/Cidade Satélite, Praça
45-Brasília Teimosa/Campus, H. da Fonseca
47-Santos Reis/N. Descoberta, Praça
51-Rocas / Pirangi, Praça
EUCALIPTO
NOVA PARNAMIRM

FONTES: Prefeitura do Natal